Os primeiros passos O Celta ainda tem onde
evoluir, mas já começa a |
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Lançado em setembro com um padrão de equipamentos que decepcionou muitos potenciais compradores, aos poucos o Celta vai-se adaptando aos anseios do mercado. O modelo de entrada da General Motors já em novembro atingiu a faixa de 5.000 unidades vendidas por mês, pouco menos que o Corsa hatchback e mais que o Fiesta ou o Ka. Em janeiro, novos itens de conforto e conveniência vieram tornar mais agradável esse carrinho de projeto nacional. |
A aparência do Celta melhora
muito com os acessórios esportivos, que incluem spoilers,
saias, lanternas fumê, aerofólio e rodas de 13 ou 14
pol |
Depois da avaliação
completa do Celta básico, dotado apenas do "pacote Mais"
de opcionais, o Best Cars Web Site passou novo período
com uma versão recheada dos acessórios -- segundo a GM,
itens de personalização -- instalados pela rede de
concessionárias. Isso porque a produção enxuta do
carro, em Gravataí, RS, reduz as opções de cores (apenas
cinco) e equipamentos para facilitar e baratear o
processo. Assim, de controles elétricos de vidros a
rodas de alumínio, cabe aos revendedores instalar os
acessórios. A aparência do Celta ganha muito com a adição de spoiler dianteiro, aerofólio de teto, saias laterais e no pára-choque traseiro (todos pintados na cor da carroceria, assim como os retrovisores), rodas de alumínio de 13 pol (há opção pelas de 14 pol, que exigem a substituição dos pneus pela medida 175/65 R 14 ou 185/60 R 14) e detalhes como lanternas traseiras fumê, frisos laterais, revestimento em preto nas colunas centrais, ponteira de escapamento esportiva e cobertura do bocal de abastecimento imitando as de carros de competição -- a nosso ver dispensável, por destoar do aspecto de item original de fábrica do restante. |
Os itens são bem desenhados e de boa qualidade, conferindo ar moderno e agradável ao antes tímido Celta |
Mesmo com os estreitos
pneus 145/80 R 13, o conjunto do Celta equipado chega a
lembrar esportivos saudosos como o Corsa GSi, eliminando
a impressão de timidez e certa fragilidade do carro
original. Os acessórios são de boa qualidade e o
spoiler dianteiro não chega a comprometer a passagem por
lombadas, embora se deva ter cuidado ao estacionar em 45
graus devido à menor altura livre do solo. Por dentro, pedais de alumínio com a "gravatinha" Chevrolet impressa trazem alguma esportividade, enquanto os controles elétricos de vidros e travas das portas e o alarme controlado a distância aumentam a conveniência. Em meados e janeiro a GM incluiu como itens de série pára-sóis biarticulados, que permitem movimento lateral, porta-objetos nas portas e controle interno dos retrovisores, sem o qual era preciso regulá-los diretamente com os dedos na lente. |
Interior permanece simples, mas os controles elétricos de vidros e travas agregam conveniência; observe os pedais de alumínio, também acessórios instalados na rede |
Os controles dos vidros possuem temporizador e função um-toque para descida de ambas as janelas, mas ficam no console, em posição menos prática que a das portas, adotada no Corsa e Astra. O sistema de alarme antifurto é acionado por radiofreqüência, o que dispensa "mirar" um ponto fixo no veículo, e apresenta um inconveniente até o usuário se acostumar. Ativado o destravamento das portas, as luzes de direção piscam (não há sinal sonoro) mas a porta leva um ou dois segundos para se destravar. Se o motorista puxar a maçaneta nesse momento, como faria em qualquer carro, sua porta não será destrancada e será preciso repetir o processo de travar e destravar. Continua |
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