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O acabamento do Celta não é modificado com a adição de acessórios e permanece um de seus pontos desfavoráveis, embora a concorrência direta (Palio Young e Gol Special) não exiba um quadro muito diverso. As maiores críticas vão ao plástico rígido adotado no painel e nas portas, já que o revestimento dos bancos é adequado e não há chapas metálicas aparentes no interior (como no Palio e no Ka) ou partes dos bancos em curvim.

A próxima evolução do Celta pode ser, ainda este ano, uma versão de cinco portas; espaço interno e para bagagem equivalem-se aos do Corsa, de que deriva
Uma desvantagem do GM é o volante de dois raios baixos, com estética pobre e pouco apoio para as mãos. O de três raios do Corsa seria bem-vindo, incluindo o botão de buzina central, em vez do acionamento pela alavanca à esquerda da coluna de direção.

O ar-condicionado não equipava o Celta avaliado, mas deve repetir o bom funcionamento do Corsa, com uma novidade: um "sopro" ao retirar a chave de ignição, com o fim de evitar a formação de fungos e de mau cheiro. A propósito, esta segunda unidade avaliada não apresentou a distribuição indesejada de ar quente pelos difusores, inconveniente apontado no primeiro Celta avaliado.

Com todos os itens disponíveis, o Celta está longe de ser barato. Ar-condicionado e o pacote Mais (protetor de cárter, aquecedor, vidros verdes com pára-brisa degradê, temporizador do limpador dianteiro e limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro) elevam o preço básico de R$ 13.780 (com frete incluído e válido na compra via Internet, tanto em casa quanto em concessionária) para R$ 16.697, aumento de 21%.

Spoiler mais baixo requer atenção ao estacionar de frente ou em 45 graus, mas não atrapalha na passagem por lombadas; faróis de superfície complexa não equipam os concorrentes de projeto antigo

Os acessórios podem chegar a custar R$ 2.173, incluindo rodas de 14 pol, mas sem contar a instalação, os pneus necessários e a pintura de componentes externos, que devem ser cotados junto à concessionária escolhida. Tudo somado, o ex-popular passa facilmente de R$ 20.000.

O restante é bem conhecido, em suas qualidades e defeitos (
leia a avaliação completa do Celta básico para maiores detalhes). O motor de 60 cv dá conta do recado e a estabilidade é boa (as rodas de alumínio não chegam a gerar diferença com os pneus originais), mas a suspensão gera desconforto em pisos irregulares e o nível de ruído está longe do ideal. O caçula da GM ainda tem onde crescer e evoluir, mas já começa a dar os primeiros passos.
Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 71,1 x 62,9 mm. Cilindrada: 999 cm3. Taxa de compressão: 9,4:1. Potência máxima: 60 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 8,3 m.kgf a 3.000 rpm. Injeção multiponto semi-seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; sem assistência; diâmetro de giro, 10,1 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 5,5 x 13 pol.; pneus, 145/80 R 13.
DIMENSÕES - comprimento, 3,75 m; largura, 1,61 m; altura, 1,42 m; entreeixos, 2,443 m; capacidade do tanque, 46 l; porta-malas, 260 l; peso, 834 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 151 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 15,5 s. CONSUMO - em cidade, 12,9 km/l; em estrada, 18 km/l.
(Dados do fabricante)

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