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Os C5 de motor 2,0 não trazem controle de estabilidade (ESP) e faróis com lâmpadas de xenônio, mas os demais itens de segurança estão todos lá: bolsas infláveis frontais (a do passageiro pode ser desativada), laterais e de janela, freios a disco com sistema antitravamento (ABS) e assistência adicional em emergências, bons faróis de superfície complexa e -- o que o xenônio do V6 dispensa -- faróis de neblina. Também permanecem os retrovisores externos biconvexos, dignos de aplausos. Tudo isso numa carroceria moderna e atraente, que não passa despercebida e agrada à maioria.

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O eficiente motor 2,0-litros de alumínio, com 138 cv, e suas curvas de potência
(em vermelho) e torque: mais de 18 m.kgf disponíveis a pouco mais de 2.000 rpm

Para finalizar, uma história curiosa. Rodávamos à noite quando se notaram a luz service no painel, um alerta sonoro e a indicação, no mostrador do computador de bordo, de que um pneu perdia pressão, informada à central eletrônica por um pequeno sensor instalado na válvula de cada roda (veja foto).

Ao trocar o pneu mais tarde, não foi necessário esforço no macaco. Bastou levantar a suspensão ao máximo, colocá-lo como se fosse um calço e ordenar o rebaixamento do veículo. Como num passe de mágica, ambas as rodas do lado direito subiram, permitindo a remoção e a nova montagem, auxiliada por um pino-guia que se instala no cubo de roda. Concluída a substituição, inverteu-se o processo e guardou-se o macaco em seu bem-feito alojamento no compartimento de bagagem, dentro da própria roda.

Até a saudosa Omega Suprema ficaria com inveja.

Um sensor em cada roda transmite o sinal de que o pneu perdeu pressão: requinte técnico

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Potência máxima: 138 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 20 m.kgf a 4.100 rpm. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,45; 2) 1,87; 3) 1,28; 4) 0,95; 5) 0,80; diferencial, 4,16. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.275 rpm. Regime na velocidade máxima em 5a.: 5.550 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 288 mm ø; traseiros a disco, 276 mm ø; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 12,4 m.
SUSPENSÃO - hidráulica com controle eletrônico; dianteira, independente, pseudo-McPherson, com estabilizador; traseira, independente, braço arrastado, com estabilizador.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 205/65 R 15 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,756 m; largura, 1,77 m; altura, 1,512 m; entreeixos, 2,75 m; bitola dianteira, 1,528 m; bitola traseira, 1,493 m; capacidade do tanque, 66 l; porta-malas, 563 a 1.658 l; peso, 1.367 kg.
Comentário técnico
> O motor 2,0 16V é o mesmo oferecido no Xsara e na Picasso (na minivan vem limitado a 118 cv pela central eletrônica), com bloco de alumínio, mais leve e eficiente na dissipação de calor que o de ferro fundido. O diâmetro e o curso diversos do antigo 2,0 do Xantia (que tinha 86 x 86 mm, como no 2,0 da GM) mostram se tratar de nova unidade. O comprimento de biela declarado (139 mm) resulta em relação r/l de 0,316, acima do ideal (não deveria superar 0,3), o que explica o funcionamento não tão suave em alta rotação. O inconveniente, porém, passaria despercebido para muitos não fosse o encurtamento solicitado pela Citroën daqui na relação de diferencial.
> A suspensão Hydroactive 3 Plus foi extensamente analisada no comparativo C5 V6 vs. Passat, cuja leitura sugerimos. Vale citar aqui que, para importação ao Brasil, houve alteração na calibragem e no gerenciamento da suspensão. A altura de referência é maior que a do modelo europeu: aqui ela sobe 13 mm ao começar a rodar, permanecendo nesta posição até 60 Km/h. Na Europa também existe esta função, mas a altura varia apenas ao detectar imperfeições no terreno.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 203 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 9,8 s.
CONSUMO - em cidade, 8,4 km/l; em estrada, 15,6 km/l.
Dados do fabricante
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2002; pneus, Michelin Energy XH1 XSE; quilometragem inicial, 9.000 km.
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de km (pela importadora), mais 1 ano sem limite de km (pela concessionária); rede de concessionárias, 42; informações de fábrica, 0800 118088.

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