Um
sensor em cada roda transmite o sinal de que o
pneu perdeu pressão: requinte técnico
MOTOR
- transversal,
4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo
comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e
curso: 85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão:
10,8:1. Potência máxima: 138 cv a 6.000 rpm. Torque máximo:
20 m.kgf a 4.100 rpm. Injeção multiponto seqüencial.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1) 3,45;
2) 1,87; 3) 1,28; 4) 0,95; 5) 0,80; diferencial, 4,16. Regime a 120 km/h em 5a.:
3.275 rpm. Regime na
velocidade máxima em 5a.: 5.550 rpm.
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FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 288 mm ø;
traseiros a disco, 276 mm ø; antitravamento. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica;
diâmetro de giro, 12,4 m. |
SUSPENSÃO
- hidráulica com controle
eletrônico; dianteira, independente, pseudo-McPherson,
com estabilizador; traseira,
independente, braço arrastado, com estabilizador. |
RODAS
- 6 x 15 pol; pneus, 205/65 R 15 H. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,756 m; largura, 1,77 m; altura, 1,512 m; entreeixos,
2,75 m; bitola dianteira, 1,528 m; bitola traseira, 1,493 m; capacidade do tanque,
66 l; porta-malas, 563 a 1.658 l; peso, 1.367 kg. |
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> O motor 2,0 16V é o mesmo oferecido no Xsara e na
Picasso (na minivan vem limitado a 118 cv pela central
eletrônica), com bloco de alumínio, mais leve e eficiente na dissipação de calor que o de ferro fundido.
O diâmetro e o curso diversos do antigo 2,0 do Xantia (que tinha 86 x 86 mm, como no 2,0 da GM) mostram se tratar de nova unidade. O comprimento de biela declarado
(139 mm) resulta em relação r/l de
0,316, acima do ideal (não deveria superar 0,3), o que
explica o funcionamento não tão suave em alta rotação. O
inconveniente, porém, passaria despercebido para muitos não
fosse o encurtamento solicitado pela Citroën daqui na relação de diferencial.
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> A suspensão Hydroactive 3 Plus foi extensamente analisada no comparativo
C5 V6 vs. Passat, cuja leitura sugerimos. Vale citar aqui que,
para importação ao Brasil, houve alteração na calibragem e
no gerenciamento da suspensão. A altura de referência é
maior que a do modelo europeu: aqui ela sobe 13 mm ao começar
a rodar, permanecendo nesta posição até 60 Km/h. Na Europa
também existe esta função, mas a altura varia apenas ao
detectar imperfeições no terreno.
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DESEMPENHO
- velocidade máxima, 203 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h,
9,8 s. |
CONSUMO
- em cidade, 8,4 km/l; em estrada, 15,6 km/l. |
Dados do fabricante |
Ano-modelo, 2002;
pneus, Michelin Energy XH1 XSE; quilometragem inicial, 9.000
km. |
Garantia, 1 ano sem
limite de km (pela importadora), mais 1 ano sem limite de km
(pela concessionária); rede de concessionárias, 42; informações de
fábrica, 0800 118088. |
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