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Seus faróis (com duplo refletor de superfície complexa, esta uma inovação do Ka na produção nacional, em 1997) são dos melhores do segmento e há repetidores de luzes de direção nos pára-lamas, terceira lanterna de freio e retrovisor esquerdo também convexo. Desagradável é a pintura do compartimento do motor em fundo cinza, sem brilho nem coerência com a pintura externa.

Clique para ampliar a imagem Detalhes de bom gosto: maçanetas e molduras do relógio e do pomo do câmbio vêm cromadas. O painel traz conta-giros, mas não marcador de temperatura

Diversão garantida   Na versão de 1,0 litro o Ka Black conserva toda a mecânica conhecida das versões GL e GL Image, à exceção das rodas e pneus. O motor Zetec Rocam de oito válvulas e 65 cv rende tão bem quanto alguns 16-válvulas da concorrência e torna a condução agradável, com retomadas suaves desde baixa rotação. A Ford não divulga diferenças de desempenho em relação ao GL Image: velocidade máxima de 157 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 15,4 s.

O consumo é bastante contido -- 14,2 km/l em cidade, 18,7 km/l em estrada, segundo o fabricante -- e se soma a outras virtudes do carrinho, como o câmbio em que até a marcha a ré tem fácil engate, sem travas desnecessárias. A direção é leve, rápida e precisa e os freios atendem bem, embora a Ford pudesse oferecer sistema antitravamento (ABS) para os que desejassem.

Quatro lugares, três portas e um porta-malas bem reduzido, de apenas 186 litros: limitações do projeto do Ka que devem ser levadas em conta na compra
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Se com pneus mais modestos (165/70-13) o Ka já cativava pelo comportamento em curvas, com os largos 185/60-14 tudo ficou ainda mais interessante. O carrinho pode ser "jogado" à vontade sem pregar sustos, saindo pouco de frente -- ou de traseira ao se cortar a aceleração -- devido ao entreeixos longo para seu comprimento total. Os pneus chegam a parecer aderentes demais para o motor 1,0, caindo melhor à versão 1,6.

Um ponto a ser revisto pelo fabricante é a falta de batente hidráulico nos amortecedores, que gera ruído ao passar mais rapidamente por lombadas. Por falar em ruído, o do motor incomoda um bocado em altas rotações, que são inevitáveis diante das relações de marcha curtas -- a 120 km/h, por exemplo, já são 4.500 rpm. Revestimento sob o capô poderia ajudar, mas a economia evidente em vários detalhes torna improvável que a Ford um dia venha a adotá-lo.

Clique para ampliar a imagem Considerado uma opção urbana aos carros de luxo, o Black pode decepcionar. Melhor ver nele uma versão elegante e personalizada de carro pequeno, função que cumpre com méritos

Se o Ka Black pretende ser uma opção de carro urbano e discreto a quem possui modelos de luxo, como insinua sua publicidade, deveria trazer mais capricho no acabamento e nos itens de conveniência. Por outro lado, quem procura apenas um carrinho 1,0 com interior elegante e um "banho de loja" já pronto de fábrica tem nele uma opção interessante -- por quanto tempo mais, não se sabe. Continua

Comentário técnico
> O motor Zetec Rocam da Ford foi o primeiro no Brasil a adotar acionamento de válvulas roletado, solução para menor atrito e melhor desempenho. Saiba mais sobre o sistema.
> Bom cálculo de transmissão é um dos segredos da boa velocidade máxima do Ka: a 157 km/h, valor declarado pela Ford, o motor está a 5.900 rpm, apenas 100 rpm abaixo do regime de potência máxima.
> Os novos pneus desta série (185/60-14, os mesmos do XR de 1,6 litro) são cerca de 2% maiores no diâmetro total que os 165/70-13 da versão Image. Ocorre que não existem pneus nacionais de medida 175/60-14 ou 185/55-14, que seriam as adequadas em relação ao diâmetro original. A GM enfrentou a mesma dificuldade com o Corsa GL de 1,4 litro, que na Europa utilizava pneus 165/65-14 como opcionais, mas aqui saiu apenas com aro de 13 pol.
> O Black mantém alguns recursos técnicos do Ka Image, como a direção assistida de relação variável (mais rápida no centro) e a embreagem de comando hidráulico, que não sofre interferência do desgaste do cabo e filtra vibrações vindas do motor.
Terceira parte

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