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A classe média-alta da Audi

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A família A6 cresce ainda mais com os esportivos S6,
de 340 cv, e a perua fora-de-estrada Allroad

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A "classe média" da Audi -- a linha A6, até então composta por versões sedã e perua, com motores 2,8 V6, 2,7 V6 biturbo e 4,2 V8 -- continua crescendo. Chegam em abril três novas versões ainda recentes no mercado europeu, destinadas a públicos distintos: sedã e perua esportivos S6 e a perua Allroad, primeiro Audi apto ao fora-de-estrada.

O Best Cars Web Site foi a Salvador, BA conhecer os lançamentos. Os S6 seguem a linhagem dos modelos S3 e S4, já vendidos no Brasil, adotando uma versão mais potente do conhecido V8 de 4,2 litros e 40 válvulas -- nada menos que 340 cv, distribuídos às quatro rodas pela tração integral Quattro. O mesmo recurso equipa a Allroad, que vem com exclusiva suspensão de altura auto-ajustável e motor V6 2,7 biturbo de 250 cv, similar ao oferecido no A6.

As linhas sóbrias da A6 Avant ganham robustez com as novidades da Allroad: suspensão e pneus mais altos, pára-choques e molduras em cinza, detalhes de alumínio na frente, traseira e laterais Clique para ampliar a imagem

Embora considerada de proposta inédita pela marca, a Allroad (inglês para "toda estrada") segue o mesmo conceito da Volvo V70 Cross Country e Subaru Outback: uma perua com estilo e aptidão fora-de-estrada, portanto bem mais confortável e eficiente que os enormes e beberrões utilitários-esporte. Apresentada como carro-conceito anos atrás, chegou ao mercado praticamente sem alterações -- uma delas, o uso de lâmpadas de xenônio apenas no farol baixo, enquanto o conceito as adotava também no facho alto.

O porte e a aparência são robustos, com amplos pára-choques e molduras nos pára-lamas em tom cinza, rodas de 17 pol com grandes pneus 255/55 (perfil bastante baixo para um fora-de-estrada) e detalhes cromados na frente, traseira e laterais, estes lembrando estribos a distância. Por dentro, nada do acabamento espartano de um utilitário: é tão sofisticada quanto qualquer Audi, do revestimento em couro -- com ajuste elétrico e memória no banco do motorista -- aos apliques de madeira.

Inovação é a suspensão com molas a ar que se ajusta, de modo automático, em quatro pontos de altura conforme a velocidade e a preferência do motorista; variação chega a 66 mm

Entre os equipamentos estão computador de bordo, ar-condicionado automático com diferentes ajustes para motorista e passageiro, recolhimento dos retrovisores externos (para passagem em locais estreitos) e teto solar com placas de captação de energia solar, de modo a acionar a ventilação interna quando o carro estiver estacionado sob o sol. O sistema de áudio é Bose, com toca-CDs no porta-malas.

O motor V6, derivado do 2,8 do A6 básico, tem cilindrada reduzida para 2,7 litros (curiosamente, diâmetro e curso são os mesmos do VW/Audi 1,8: 81 x 86,4 mm), dois turbocompressores e um resfriador de ar (intercooler), além de cinco válvulas por cilindro. Se a potência de 250 cv já impressiona, mesmo reduzida em relação ao A6 biturbo, o torque de 35,7 m.kgf está disponível de 1.800 a 4.500 rpm, o que dá uma idéia da prontidão com que o acelerador eletrônico mostra resultado.

Couro e madeira bem aplicados no interior da Allroad conferem o requinte de um carro de luxo; teto solar capta energia solar e aciona a ventilação interna, para amenizar o aquecimento do carro sob o sol Clique para ampliar a imagem

Na Europa existe versão V6 turbodiesel, de 24 válvulas e 180 cv. Com câmbio manual-automático Tiptronic, dotado de botões no volante para trocas de marcha, a Allroad utiliza bloqueio eletrônico de diferencial (EDS) para melhor tração; há também controle de estabilidade (ESP). Mas a grande atração é a auto-regulagem de altura da suspensão, que é multibraço na frente e de duplo braço na traseira.

São quatro estágios de altura, selecionados de modo automático em função da velocidade do carro. O motorista pode interferir no ajuste pelo comando no painel, sendo a posição atual indicada por um led. Se a posição mais alta for ajustada em um atoleiro, o carro baixará quando a velocidade subir, assumindo a posição esportiva -- a mais baixa -- a partir de 120 km/h.
Continua

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