Pela potência dos motores, nota-se a vocação para rodarem principalmente na cidade. No caso do Palio são 61 cv -- mesma potência do motor a gasolina -- e 8,1 m.kgf de torque. Já no Corsa, contam-se com 64 cv e 8,4 m.kgf de torque, ou 4 cv a mais do que a versão a gasolina, ganho obtido com a taxa de compressão bem mais elevada. Ambos chegam a 152 km/h de velocidade máxima (dados de fábrica), mas o compacto da GM vai de 0 a 100 km/h em 15,4 segundos, contra 16,3 segundos do Fiat. |
Rodar com álcool traz de volta velhos hábitos, como aquecer o motor antes de sair (apesar da injeção multiponto) e abastecer com mais freqüência, pois o consumo é maior Ambos têm agilidade suficiente para acompanhar o fluxo do trânsito, embora exijam freqüentes reduções de marcha. Na estrada, mantêm a média de 120 km/h com o nível de ruído acima do ideal. Outro ruído, mais incômodo, é o da bomba de combustível em marcha-lenta, mais audível no Corsa. Com o ar-condicionado ligado, a redução de potência exige especial cuidado nas ultrapassagens, sendo válida a recomendação de desligá-lo nas mais apertadas. O GM possui corte do compressor, mas ele pode retornar antes que a manobra seja concluída. No que se refere ao consumo, segundo dados dos fabricantes, o Corsa roda, em média, 8,3 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada, enquanto o consumo do Palio é de 9,6 km/l e 12,8 km/l, na ordem. À exceção de uma pequena tira na dobradiça da portilhola do bocal do tanque no GM, não existe nenhuma identificação sobre o combustível vegetal nos dois modelos. Portanto, é preciso lembrar-se de avisar o frentista, para não correr o risco de abastecer com gasolina. |
Porta-malas são equivalentes, assim como o desempenho geral. A vantagem do Corsa está na aceleração, enquanto o Palio é mais econômico |
Voltar ao álcool traz à
tona alguns hábitos há muito abandonados. Em ambos,
apesar das modernas injeções multiponto, o ideal é
aquecer o motor durante meio minuto, sob pena de
esgasgadas, falta de potência ou mesmo de o motor morrer
nas saídas. Para evitar problemas, é preciso manter o
nível de gasolina no reservatório de partida a frio.
Curioso, no Palio, é que se ouve com clareza o sistema
injetando gasolina no motor ao acelerar o motor frio. Os engates do câmbio dos modelos avaliados nem sempre foram precisos. Tanto no Fiat quanto no GM, a primeira e a segunda foram difíceis em algumas saídas de semáforo. A estabilidade dos dois "populares" transmite segurança. No Palio, a boa aderência deve-se, em parte, à suspensão de calibragem mais rígida e aos pneus 175/70, 10 mm mais largos que os do concorrente. No Corsa, conseguiu-se aliar bom comportamento nas curvas e conforto ao rodar. Continua |
|
Avaliações - Página principal - e-mail
© Copyright 2000 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados