Mais atual do que nunca Aos
quase 40 anos, o conceito básico do Porsche 911 |
Dirigir um Porsche 911 Carrera Coupé naquela pista molhada não podia deixar de ser emocionante.
Era uma rara oportunidade concedida a alguns órgãos de imprensa de
pilotar esse mito sobre rodas, no Autódromo José Carlos Pace, no bairro de Interlagos, em São Paulo,
durante a sétima Advanced Driving School do Porsche Club do Brasil (leia
mais adiante). |
O autor e o
Porsche 911 Carrera avaliado no Autódromo José Carlos Pace, em Difícil acreditar que estávamos dirigindo um carro cuja arquitetura surgiu praticamente há 40 anos, no Salão de Frankfurt de 1963, o motor localizado lá na extremidade traseira. Difícil porque tudo está de acordo com os nossos dias, resultado de incessante evolução. Como a de 1994, quando a suspensão traseira de braço semi-arrastado e barra de torção deu lugar ao eficiente multibraço com mola helicoidal chamado de
Weissach, nome da pequena cidade alemã onde fica o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche. Depois foi a vez do motor refrigerado a água, em 1997, quebrando a longa tradição de
arrefecimento a ar da marca. |
Mesmo sem
contar com as últimas evoluções do 911, o modelo de 1998 cativa
pela A potência passou de 300 para 320 cv, sempre a 6.800 rpm. O torque, de 35,6 m.kgf a 4.600 para 37,7 m.kgf a 4.250 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h melhorou de 5,2 para 5,0 s e a velocidade máxima de 280 para 285 km/h (valores com caixa manual de seis marchas, que manteve inalterada as relações, inclusive a do diferencial). Nas rodas e pneus, mudança apenas no aro 18 opcional (de série continua 17 pol), em que os pneus traseiros passaram de 265/35 para 265/30
e a tala do aro dianteiro aumentou de 7,5 para 8 pol. O 3,6-litros, mesmo mais pesado (de 1.320 para 1.345 kg em ordem de marcha), consome menos, segundo a Porsche: passou de 5,8/11,8 km/l para 6,2/12,3 km/l, cidade e estrada. As carrocerias são praticamente iguais: a do novo é apenas 5 mm mais larga. |
Apesar do
motor "pendurado" na traseira, o 911 tende a sair de frente
em curvas no Os freios esbanjam potência e incutem confiança. Com a pista molhada, o sistema antitravamento
(ABS) cumpria seu papel com perfeição. Para quem não é piloto, o controle de tração ajuda bastante nessas condições críticas. Ao acelerar do meio das curvas em diante, a luz amarela piscava no painel, indicação de que o sistema estava atuando. Uma tecla no painel permite desligar o controle de tração, mas este volta ao padrão ligado a cada partida do motor.
Continua |
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