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Ao dirigir um carro desses numa pista é difícil dar-se conta do desempenho, dada a facilidade com que pode ser dirigido rapidamente. Salta aos sentidos que ele foi mesmo feito para isso, por gente que sabe o que está fazendo. Apesar do motor extremo-traseiro, a tendência do 911 é sempre subesterçar, sair ligeiramente de frente. Piloto hábeis, contudo, conseguem aproveitar a farta potência disponível -- com controle de tração desligado -- e mudar essa atitude.

Depois de quatro ou cinco voltas, chega o momento triste: ir para o boxe. Havia outros jornalistas esperando para sentir o que é o 911 Carrera.

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Já na sétima edição, a Advanced Driving School é promovida pelo Porsche Club
do Brasil para que os donos de Porsche possam conhecer a fundo seus carros

A Advanced Driving School   Explorar os limites de seu carro, em um ambiente seguro e sem infringir a legislação, é o sonho de todo dono de Porsche. E foi com esse propósito que o Porsche Club do Brasil, uma associação desportiva criada pela Stuttgart Sportcar SP Veículos Ltda., importador oficial da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG para o Brasil, lançou em 1999 a Advanced Driving School (ADS), ou escola de pilotagem avançada.

Já em sua sétima edição, a ADS reuniu por dois dias no Autódromo José Carlos Pace, no bairro de Interlagos, em São Paulo, 60 proprietários de Porsches de modelos e anos os mais variados -- a grande maioria 911, mas com a presença de alguns Boxsters e raros 914, 944, 968 e 928. Infelizmente o tempo não ajudou, provável razão para que muitos donos de 356 (o clássico modelo dos anos 50, quase sempre conversível) não tenham aparecido.

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Durante dois dias, aulas teóricas e práticas em Interlagos proporcionaram lições
de direção esportiva e, claro, divertimento dos melhores a 60 proprietários

A ADS consiste em aulas teóricas e práticas. As teóricas incluem apostila ensinando a técnica de dirigir velozmente com segurança; as práticas são ministradas por pilotos profissionais de renome, como Paulo "Paulão" Gomes (instrutor-chefe), Raul Boesel, Nonô Figueiredo, Maurizio Sala, Alex Dias Ribeiro, Ricardo Maurício e os Bragantinis -- Artur, André e André Filho. O curso custa R$ 600 para sócios em dia com a contribuição social e R$ 900 para os demais e convidados.

Ficha técnica
MOTOR - traseiro, longitudinal, 6 cilindros horizontais opostos; duplo comando nos cabeçotes, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 96 x 78 mm. Cilindrada: 3.387 cm3. Potência máxima: 300 cv a 6.800 rpm. Torque máximo: 35,6 m.kgf a 4.600 rpm. Injeção multiponto sequencial.
CÂMBIO - manual, 6 marchas; tração traseira.
FREIOS - dianteiros e traseiros a disco ventilado; antitravamento.
DIREÇÃO - assistida.
RODAS - dianteiras, 7,5 x 18 pol; traseiras, 10 x 18 pol; pneus dianteiros, 225/40 R 18 Z; traseiros, 265/35 R 18 Z.
DIMENSÕES - comprimento, 4,43 m; largura, 1,77 m; altura, 1,30 m; entreeixos, 2,35 m; capacidade do tanque, 64 l; porta-malas, 130 l; peso, 1.320 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 280 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 5,2 s. CONSUMO - em cidade, 5,8 km/l; em estrada, 11,8 km/l.
Dados do fabricante

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