Best Cars Web Site

A potência passou assim de 193 cv a 5.300 rpm para 231 cv a 5.900 rpm, incremento considerável em cavalos e em regime. O torque foi de 28,5 m.kgf para 30,6 m.kgf, atingidos agora com 450 rpm a menos. São valores mais que suficientes para rodar rápido com o pesado sedã (1.560 kg) sem esforço ou ruído. E que podem ser desfrutados com o câmbio manual-automático Steptronic, de cinco marchas e funcionamento dos melhores.

Clique para ampliar a imagem Mesmo sem o torque abundante do V8 de 4,4 litros, o motor 3,0 empurra o 530i com agilidade, fazendo de 0 a 100 km/h em 7,6 s. O câmbio Steptronic, de série, opera com grande eficiência tanto em modo manual quanto em automático

O motorista pode escolher entre o modo automático normal, o esportivo (movendo a alavanca para a esquerda) e o manual seqüencial, com trocas para a frente e para trás. A transmissão mantém ou mesmo reduz marchas quando se deseja freio-motor, e o programa esportivo elimina a quinta overdrive para maior agilidade. Com o modo manual pode-se retomar velocidade em marcha longa com o acelerador a fundo, condição de maior economia, mas basta uma pressão adicional para obter redução rápida.

O desempenho atende bem a qualquer necessidade: de 0 a 100 km/h em 7,6 s e velocidade máxima de 244 km/h. As marcas de consumo são adequadas a seu porte e motorização, com 6,4 km/l em cidade e 12,6 km/l em estrada, sempre de acordo com o fabricante.

Não seria um BMW legítimo sem o completo estojo de ferramentas montado sob a tampa do porta-malas. De capacidade adequada, o compartimento traz disqueteira, cintas elásticas e um estepe 100% operacional, mas o banco não pode ser rebatido

A BMW também não abandona a tração traseira, com suas vantagens de melhor transmissão de potência para o solo, distribuição de peso entre os eixos e grande esterçamento das rodas dianteiras. Os mais habilidosos a apreciam também por permitir a derrapagem por aplicação de potência (power slide), mas quem não é piloto pode evitá-la mantendo ativo o controle de tração. Seu comportamento dinâmico é típico dos automóveis projetados para as autobahnen, estradas alemãs sem limite de velocidade.

Os méritos se dividem entre os pneus Michelin e a primorosa suspensão quase toda em alumínio, incluindo os subchassis dianteiro e traseiro e as semi-árvores de tração. Além de bela -- merecia ser exposta por pára-lamas transparentes... --, equilibra um rodar firme e confortável, ótima estabilidade e passagem por irregularidades e lombadas sem raspar a frente ou apresentar ruídos indesejados.

Clique para ampliar a imagem Segurança ativa e passiva ganham importância a cada dia, e o 530i corresponde. Possui oito bolsas infláveis, freios potentes e comportamento dinâmico típico de carros projetados para as autobahnen alemãs

Os freios são ótimos e a direção Servotronic, com assistência eletrônica e regressiva em função da velocidade, consegue ser levíssima em baixa e muito precisa em alta. O capô possui fecho duplo, é sustentado por molas a gás e aberto com uma alça que surge pela grade ao se abrir a trava principal. A dotação de segurança passiva envolve oito bolsas infláveis: frontais de duplo estágio, laterais (dianteiras e traseiras) e de cabeça (dianteiras). A do passageiro dianteiro possui sensor de presença no banco e de uso do cinto. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados