A potência passou assim de 193 cv
a 5.300 rpm para 231 cv a 5.900 rpm, incremento considerável em
cavalos e em regime. O torque foi de 28,5 m.kgf para 30,6 m.kgf, atingidos
agora com 450 rpm a menos. São valores mais que suficientes para rodar rápido com o
pesado sedã (1.560 kg) sem esforço ou ruído. E que podem ser desfrutados com o câmbio manual-automático Steptronic, de cinco marchas e funcionamento dos melhores. |
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O motorista pode escolher entre o modo automático normal, o esportivo (movendo a alavanca para a esquerda) e o manual seqüencial, com trocas para a frente e para trás. A transmissão
mantém ou mesmo reduz marchas quando se deseja freio-motor, e o programa esportivo elimina a quinta
overdrive para maior
agilidade. Com o modo manual
pode-se retomar velocidade em marcha longa com o acelerador a fundo, condição de maior economia, mas basta
uma pressão adicional para obter redução rápida. |
| Não
seria um BMW legítimo sem o completo estojo de ferramentas montado
sob a tampa do porta-malas. De capacidade adequada, o compartimento
traz disqueteira, cintas elásticas e um estepe 100% operacional, mas
o banco não pode ser rebatido |
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A BMW também não abandona a tração traseira, com suas vantagens de melhor transmissão de potência para o solo, distribuição de peso entre os eixos e grande esterçamento das rodas dianteiras. Os mais habilidosos a apreciam também por permitir a derrapagem por aplicação de potência
(power slide), mas quem não é piloto pode evitá-la mantendo ativo o controle de tração. Seu comportamento dinâmico é típico dos automóveis projetados para as
autobahnen, estradas alemãs sem limite de velocidade. |
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Os freios são ótimos e a
direção Servotronic, com assistência eletrônica e regressiva em função da velocidade,
consegue ser levíssima em baixa e muito precisa em alta. O capô possui fecho duplo, é sustentado por molas a gás e aberto com uma alça que surge pela grade ao se abrir a trava principal. A dotação de segurança passiva envolve oito bolsas infláveis: frontais de
duplo estágio, laterais (dianteiras e traseiras) e de cabeça (dianteiras). A do passageiro dianteiro possui sensor de presença no banco e de uso do cinto.
Continua |
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