Best Cars Web Site

O que deveria melhorar? O ajuste do volante é pouco acessível, como em todo Fiat; as portas traseiras expõem, quando abertas, três parafusos de fixação das maçanetas externas; alguns plásticos internos não condizem com o automóvel; a tampa do tanque ainda é aberta com chave; as portas não se travam ao rodar; os grandes encostos de cabeça traseiros comprometem a visibilidade (o central poderia ser escamoteável); e o retrovisor interno não é fotocrômico, falta imperdoável por seu preço.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Nem todos aprovam a importação apenas do cinco-portas, mas ela traz conveniência e
não prejudica o estilo. Os pneus 205/55-16 são boa medida para nosso padrão viário

Outros inconvenientes são mais aceitáveis, como o compartimento de bagagem pequeno (280 litros, como num Palio) e com base de acesso bem alta, o que aumenta a rigidez torcional mas dificulta carregar e descarregar. Um enchimento no assoalho o nivela à altura do estepe, que é temporário ( 195/60-15 em roda de aço).

Diversão garantida   O motor do 147 é o conhecido 2,0-litros de quatro válvulas e duas velas por cilindro, que equipou os modelos 145, 155 e 156. Na atual configuração, com variador de fase no comando de admissão, acelerador eletrônico e coletor de admissão com geometria variável, produz 148 cv a 6.300 rpm, perda de 5 cv em relação aos demais (não explicada pela Alfa) e torque de 18,3 m.kgf a 3.800 rpm.

No modesto compartimento de bagagem, complementos do sistema de áudio:
subwoofer e amplificador à esquerda (na foto sem sua cobertura), disqueteira à direita

A diferença de 2.500 rpm entre os dois picos indica a boa distribuição de torque. Mesmo a 1.200-1.500 rpm o 147 move-se com facilidade, apesar do peso elevado (1.300 kg). A suavidade de funcionamento (há duas árvores de balanceamento) e o belo ronco desse motor são qualidades já habituais. O desempenho é mais que suficiente para divertir -- aceleração de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos e máxima de 205 km/h, segundo a marca --, mas é difícil obter uma arrancada realmente vigorosa.

Ao acelerar com marcha engatada e o freio acionado (como é usual em caixas automáticas), a embreagem patina violentamente, o que pode danificá-la. O recurso é engatar a primeira com o motor já em alta rotação, o que leva a acentuada patinação das rodas motrizes no caso de controle de tração desativado.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Com recursos para distribuição de torque, o motor de duas velas por cilindro (Twin
Spark) move o 147 com agilidade, e seu ronco em alta rotação é muito agradável

Embora sofra do estigma de ser menos potente do que o Stilo Abarth, de 167 cv, o 147 diferencia-se dele por ter sido concebido desde o início como esportivo. As suspensões sofisticadas (dianteira de braços sobrepostos e traseira McPherson, como no 156) e a baixa relação de direção (só 2,2 voltas entre batentes) trazem comportamento dinâmico seguro e previsível, sem deixar de ser divertido. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados