Foi o rebaixamento da carroceria, tornado possível pela nova forma de construção, que fez "brotar do assoalho" o túnel de transmissão. Antes dessa conquistas os assoalhos eram planos, pois estavam acima das longarinas do chassi. O
Auto Union "Flecha de Prata", vitorioso Outro ganho associado à tração dianteira foi colocar mais peso sobre as rodas motrizes do que era possível na disposição tradicional, uma vantagem em pisos de baixa aderência. Só nas subidas mais íngremes, quando o peso se transfere para trás, é que o carros de tração dianteira podem trazer algum problema para o motorista. |
O
Mini inglês: com motor transversal e tração O resultado foi menor comprimento total sem prejudicar o espaço interno. A disposição transversal difundiu-se rapidamente depois do Mini. O conceito "tudo à frente" possibilitou ainda a modularidade de construção dos veículos, em que o mesmo trem de força e plataforma podiam ser utilizados numa variedade de configurações de carroceria, de picapes a carros esporte. Veja-se o caso da linha Palio, em que três tipos de suspensão traseira e três distâncias entre eixos são utilizados (no Palio/Siena, na Weekend e no Strada) sem interferência com a transmissão.
Com tração
dianteira, o carro tende a sair
Há, ainda, a vantagem da reação do motorista diante de uma surpresa,
como levantar o pé do acelerador numa curva feita com maior velocidade
do que o recomendado e o carro começar a escapar de frente: é o ideal
para se manter ou mesmo restabelecer o controle. |
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