Na linha de utilitários pesados, o Chevrolet Tahoe, o GMC Yukon (abaixo) e o Cadillac Escalade compartilham o sistema híbrido com dois motores elétricos, baterias de 300 volts abaixo do banco central (são três filas de assentos) e motor V8 a gasolina de 6,0 litros, em um total de 332 cv. O sistema, da parceria com a Mercedes-Benz e a BMW, pode ativar apenas os motores elétricos, como no trânsito lento, ou colocá-los para ajudar no desempenho do V8. Com redução de peso que compensa a massa adicional do sistema híbrido, os utilitários consomem em média 25% menos gasolina que as versões convencionais: 8,9 km/l no ciclo urbano e 9,3 no rodoviário, nada mal para seu porte. Neste último trimestre a GM começa as vendas dos picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra com idêntico sistema. Houve tentativa anterior de oferecer versões híbridas, entre 2004 e 2006, mas o sistema trazia economia modesta (de 10% a 15%) e teve baixa aceitação, o que a empresa espera reverter com a nova geração.
Em 2010 chega ao mercado americano o Chevrolet Volt (acima),
revelado como conceito no Salão de Detroit do ano passado. Ao contrário
dos híbridos, neste sistema — chamado de E-Flex pela GM — o motor
flexível (pode usar gasolina ou E85, isto é, álcool a 85%) serve apenas
para carregar as baterias caso necessário para chegar ao destino. Nessa
condição o motor funciona em rotação constante e não movimenta o carro,
o que cabe ao elétrico. |
Honda O Fit híbrido está em preparo, o Insight e o Accord Hybrid deixaram de ser produzidos. Portanto, a Honda vende hoje um só modelo com essa tecnologia: o Civic Hybrid, com carroceria de quatro portas igual à do brasileiro. Ele usa um compacto motor elétrico de 20 cv como auxílio ao de 1,35 litro a gasolina, que é similar ao do Fit nacional, mas dotado de comando de válvulas variável i-VTEC e 95 cv. A potência total de 110 cv (não corresponde à soma dos motores pois eles não atingem sua maior potência ao mesmo tempo) é menor que a do 1,8 a gasolina (140 cv), mas permite boa aceleração: de 0 a 96 km/h em 11 segundos. E o consumo é muito baixo: 17 km/l na cidade e 19 na estrada.
ItalDesign
Nem o estúdio de estilo de Giorgetto Giugiaro escapou da tendência. No
Salão de Genebra, em março passado, apresentou o Quaranta (acima),
carro-conceito esportivo para três adultos e uma criança. Sem mais dados
técnicos, o estúdio informa que a propulsão híbrida o leva de 0 a 100
km/h em quatro segundos e à velocidade máxima de 250 km/h.
Conter as emissões foi também um objetivo no LS 600h L, o grande sedã
vendido a partir de 104 mil dólares (nos EUA) que compete com
Mercedes-Benz Classe S e BMW Série 7. De acordo com a Lexus, ele polui
70% menos que o mais "limpo" dos concorrentes de motor V8. E mais: ao
somar um motor elétrico ao V8 de 5,0 litros a gasolina, o LS obtém 430
cv, contra 388 cv do Mercedes de 5,5 litros, por exemplo. Tudo isso com
consumo urbano de 8,5 km/l e rodoviário de 9,3 km/l. |
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