Apesar desses fatores, cada vez mais híbridos são lançados nos EUA e, em vários mercados, é crescente o interesse dos fabricantes e dos consumidores por eles. Conheça outros automóveis e utilitários que as principais marcas já oferecem ou nos quais estão trabalhando. Audi Se o utilitário esporte Q7 (acima) é baseado no mesmo projeto do Porsche Cayenne (e do Volkswagen Touareg), nada mais natural que usar em ambos o mesmo sistema híbrido. Por enquanto um carro-conceito, o Q7 Hybrid soma um motor elétrico de 50 cv ao V6 a gasolina de 3,6 litros e 280 cv, de modo que o pesado veículo pode acelerar de 0 a 96 km/h em oito segundos. Percursos de até 1,5 quilômetro e com velocidade inferior a 50 km/h podem ser feitos só com eletricidade, enquanto maiores exigências levam o motor V6 a funcionar, em isolado ou somado ao elétrico. Com isso, a marca das argolas anuncia redução de 27% no consumo. BMW
No Salão de Frankfurt de 2007, o crossover
X6 apareceu tanto em versão a gasolina quanto na opção ActiveHybrid (acima),
que adicionava um motor elétrico. No próximo ano a marca da Bavária deve
colocar à venda esta variação, com sistema híbrido projetado em
cooperação com a General Motors e a Mercedes-Benz. O consumo previsto é
20% menor que o da versão convencional. E o que a Chrysler planeja para o futuro? O conceito Jeep Renegade (acima), do último Salão de Detroit, dá uma pista: é um jipe com dois motores elétricos (um por eixo) cuja potência total é de 268 cv, baterias de íon de lítio e um motor de 1,5 litro a diesel com tecnologia Bluetec para reduzir emissões. O diesel entra em funcionamento apenas se necessário para carregar as baterias. Se os percursos não superarem a autonomia média de 64 km, basta recarregar as baterias na tomada para não consumir combustível nenhum. |
Fiat A marca italiana desenvolve sistemas híbridos para motores a diesel e a gasolina, que deverão chegar ao mercado europeu em 2011. Um dos projetos é o 500 Aria, com motor de dois cilindros e 900 cm³ associado a um elétrico.
Fisker
O pequeno fabricante americano prevê iniciar em 2009 as vendas do Karma
(acima), um sedã de luxo híbrido. Ele terá dois modos de
funcionamento: puramente elétrico, com autonomia de cerca de 80 km entre
recargas das baterias, e com o motor a gasolina de quatro cilindros
auxiliando o elétrico, para maiores desempenho e autonomia. No segundo
modo o Karma vai de 0 a 100 km/h em seis segundos com uma "dramática
aceleração", de acordo com a empresa, e chega a 200 km/h. ![]() A Ford ficou para trás da GM e de marcas japonesas no que toca a automóveis híbridos, mas tem mostrado propostas interessantes. O conceito Reflex (acima), do Salão de Detroit de 2006, é um cupê de dois lugares (mais um banco para criança) com motor turbodiesel de 1,4 litro e 55 cv, um elétrico que contribui para a tração dianteira e outro elétrico para as rodas traseiras, que só recebem tração quando necessário. A empresa anunciou consumo médio de 27,5 km/l, mas ainda não há perspectiva de que o Reflex entre em produção.
General Motors
Somadas, as divisões Cadillac, Chevrolet, GMC e Saturn da GM nos EUA já
contam com seis opções híbridas. O sedã Chevrolet Malibu, da classe do
Toyota Camry, usa um sistema elétrico simples e barato para auxiliar o
2,4-litros de quatro cilindros a gasolina, que assim alcança 164 cv. Se
o desempenho é bom (de 0 a 96 km/h em oito segundos), o consumo melhora
apenas 10% em relação à versão original, passando a 10,1 km/l na cidade
e 13,5 km/l na estrada. |
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