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Confira que carros possuem câmbio mais longo

Para que o leitor possa se orientar em sua próxima compra, ou mesmo identificar por que seu carro atual o incomoda tanto no uso rodoviário, o BCWS preparou esta tabela com informações do câmbio dos modelos que passaram, desde 2000, por nossas avaliações completas.

O parâmetro considerado foi a relação entre o regime a 120 km/h, na última marcha, e o regime de potência máxima do motor. O limiar desse fator, para níveis de ruído e de consumo aceitáveis, é de 2/3 ou 66,6%. Por isso a classificação em verde, para relação correta, ou vermelho, para incorreta.

Naturalmente, quanto menor o fator, mais silencioso tende a ser o automóvel. Mas alguns aspectos devem ser considerados.

Motores de maior cilindrada tendem a levar vantagem, pois o alto torque em baixa rotação permite o uso de relações mais longas. Outro aspecto é que as caixas automáticas são sempre mais longas: por contarem com redução automática quando o acelerador é mais pressionado, os fabricantes não recorrem a relações tão curtas. E terceiro, que o câmbio longo não garante baixo ruído se o motor não for suave. Daí a importância da relação r/l.

Modelo Regime de potência máxima Regime a 120 km/h (última marcha) Relação  
ALFA ROMEO        
147 2,0 16V 6.300 3.450 54,7%  
156 2,0 16V (2002) 6.400 3.600 56,2%  
156 2,5 24V aut. (2003) 6.000 2.600 43,3%  
166 3,0 24V aut. 6.200 3.000 48,3%  
AUDI        
Allroad 2,7 30V aut. 5.800 3.050 52,5%  
BMW        
325i 2,5 24V aut. 6.000 2.600 43,3%  
530i 3,0 24V aut. 5.900 2.025 34,3%  
CHEVROLET        
Celta 1,0 (2000/02) 6.000 4.475 74,5%  
Celta 1,0 (2003) 6.400 4.400 68,7%  
Celta 1,4 5.800 4.000 68,9%  
Corsa 1,0 16V (antigo) 6.000 4.450 74,1%  
Corsa 1,6 (antigo) 5.600 3.600 64,2%  
Corsa 1,0 (novo) 6.400 4.250 66,4%  
Corsa 1,8 (novo) 5.200 3.300 63,4%  
Astra 2,0 5.200 3.300 63,4%  
Astra 2,0 aut. 5.200 2.900 55,7%  
Astra 2,0 16V 5.400 3.400 62,9%  
Meriva 1,8 5.200 3.150 60,5%  
Meriva 1,8 16V 5.600 3.350 59,8%  
Zafira 2,0 5.200 3.200 61,5%  
Vectra 2,2 5.200 3.550 68,2%  
Vectra 2,2 16V 5.400 2.900 53,7%  
Tracker 2,0 Turbodiesel (2002) 4.000 3.200 80,0%  
S10 2,8 Turbodiesel 3.600 2.700 75,0%  
Blazer 2,4 4.800 3.550 73,9%  
CHRYSLER        
PT Cruiser 2,0 16V aut. 5.700 2.700 47,3%  
CITROËN        
C3 1,4 5.400 3.550 65,7%  
C3 1,6 16V 5.750 3.550 61,7%  
Xsara 1,6 16V 6.000 3.425 57,1%  
Xsara Picasso 2,0 16V 5.750 3.550 61,7%  
C5 Break 2,0 16V 6.000 3.275 54,5%  
C5 2,0 16V aut. 6.000 3.350 55,8%  
C5 3,0 24V aut. 6.000 2.425 40,4%  
FIAT        
Palio 1,0 (motor Fiasa) 6.000 4.800 80,0%  
Palio 1,0 16V 5.750 4.000 69,5%  
Palio 1,8 5.400 3.550 65,7%  
Palio Weekend 1,25 16V 5.500 3.475 63,1%  
Strada 1,5 5.000 4.000 80,0%  
Strada 1,6 16V 5.500 3.625 65,9%  
Strada 1,8 5.400 3.375 62,5%  
Brava 1,6 16V (2002/03) 5.500 3.650 66,3%  
Brava 1,75 16V 6.500 3.675 56,5%  
Stilo 1,8 16V 5.600 3.550 63,3%  
Stilo 2,45 20V 5.750 3.280 57,0%  
Marea 1,75 16V 6.500 3.725 57,3%  
Marea 2,45 20V 6.000 3.200 53,3%  
Marea 2,45 20V aut. 6.000 2.900 48,3%  
Doblò 1,6 16V 5.500 3.850 70,0%  

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