Quem se lembra da
bateria até o dia em que ela, descarregada ou com defeito, nos deixa
sem partida? Pois todo motorista deveria dedicar alguma atenção a
esse importante elemento, mesmo hoje em que a maioria dos carros vem
com as seladas, que não exigem reposição de água.
Um acumulador A
bateria é um acumulador de energia, que transforma a energia química
em elétrica. A solução interna (chamada eletrólito), de ácido
sulfúrico com água destilada, faz uma reação química entre as
placas metálicas contidas em seu interior, o que gera energia
elétrica e a acumula nessas placas -- energia esta que é retirada da
bateria pelo motor de partida e pelos equipamentos elétricos do
automóvel.
Como ela envelhece Toda vez que a bateria é
carregada (pelo alternador do veículo ou por um carregador externo) e
descarregada (pelo consumo de energia) ocorre cerca contração e
distensão das placas, o que desprende delas partículas de chumbo e
reduz sua capacidade. Assim a bateria envelhece até o ponto em que
não acumula energia de modo confiável para o uso do veículo.
De olho na água
Se seu carro não adota bateria
selada (identificada pela ausência de tampas de verificação),
confira o nível da solução uma vez ao mês -- em regiões quentes,
até uma vez por semana. Se estiver baixo, complete com água
destilada -- não use água comum ou mineral, que contêm sais
minerais nocivos à bateria, nem permita a adição de ácido
sulfúrico, que nunca deve ser completado.
Cuide dos pólos
Ao menos uma vez por ano, limpe
os bornes e terminais que ligam a bateria ao sistema elétrico. Pode
ter-se formato uma corrosão, o zinabre, devido a vazamento da
solução interna.
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Remova-o jogando água quente e complete a limpeza
com esponja de aço ou lixa d´água bem fina. Para evitar nova
corrosão, aplique vaselina nesses componentes -- evite graxa, que
contém elementos minerais.

De quem é a culpa?
Quando a bateria descarrega,
muitos a trocam diretamente, mas a culpa do problema pode ser do
alternador ou do regulador de voltagem. Se estiverem com defeito ou o
regulador desajustado, a bateria não será carregada ou pode se
danificar. E trocá-la, sem revisar o restante, não vai resolver.
Lenta ou rápida
Se a bateria descarregou mas
não está desgastada, pode ser reutilizada após recarga. Esta deve
ser lenta, sempre que possível, podendo levar até 24 horas. Uma
carga rápida, às vezes sugerida para resgatar a partida em minutos,
provoca aquecimento das placas, desprendimento de chumbo e até seu
empenamento. Se precisar sair logo com o carro, recorra à popular
"chupeta", em que um carro fornece energia para a partida do
outro, sem danos à bateria (saiba como
efetuá-lo).
Preserve a energia
Para a energia da bateria nunca
faltar à próxima partida, não abuse do consumo. Equipamentos
elétricos como faróis, sistema de áudio, ventilação e
desembaçador do vidro traseiro devem ser usados na medida necessária
e, se possível, desligados ao ligar o motor, de modo a destinar toda
a energia para a partida.
Em carros que rodam pouco, ligar o motor a
cada semana ou duas, mantendo-o em baixa rotação por alguns minutos,
ajuda a manter a bateria carregada. Evite ouvir som com o motor desligado e, se
tiver um sistema de alta potência, reserve atenção especial a tudo
o que dissemos nesta seção.
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