Chega o verão e,
com ele, os problemas do calor para você e seu carro, a começar pelo
desconforto. É uma estação difícil, mas que pode ser contornada
com algumas medidas.

Proteção solar
Reduzir a incidência do sol no
interior do veículo é o primeiro passo para atenuar o incômodo. Entre
as medidas possíveis estão vidros verdes, películas escurecedoras, telas plásticas removíveis aplicadas às
janelas e, com o veículo estacionado, protetor montado sob o
pára-brisa. Este protege também o volante, que pode se transformar
numa brasa se exposto ao sol por horas.

A influência da cor
É notório e comprovado: um
carro de cor mais escura absorve mais calor que um de cor clara,
diferença que pode passar de 10°C no interior após horas sob sol
forte. Leve isso em conta ao escolher seu próximo veículo. O mesmo
vale para o interior: tecidos ou couro pretos esquentam bem mais que
os claros -- infelizmente um aspecto pouco considerado por aqui,
levando os fabricantes a adotar maciçamente o preto em nome de uma
"preferência brasileira".
De olho
nos bancos Além da
cor, o revestimento dos assentos também influi bastante: os
aveludados podem ser bonitos, mas esquentam mais no calor, gerando
desconforto. Os melhores são os mais rústicos, em geral utilizados
em versões básicas. |

Bancos de couro têm a vantagem de dispersar facilmente o calor quando
se pode direcionar a eles o ar condicionado, mas se aquecem muito,
sendo pouco recomendáveis a quem tem de deixar o carro sob sol por
longo tempo. Alguns motoristas -- sobretudo de táxi -- recorrem a
capas de bolas ou palha para os bancos, que isolam o corpo do
revestimento. Embora criticadas por muitos pela aparência, são uma
opção válida.
Solução ideal
Se o calor for intenso, nenhuma
das dicas acima será suficiente para garantir o conforto. A solução
mais próxima do ideal -- e que pode ser combinada com sucesso a tudo
que foi dito aqui -- ainda é o ar-condicionado, único meio de
reduzir rapidamente a temperatura interna e mantê-la em patamar
agradável. Saiba como usá-lo melhor.

Pintura protegida Tomadas
as medidas para seu conforto, cuide de seu automóvel. A pintura deve
ser encerada a cada dois meses (ou menos se houver exposição
frequente às intempéries), para resistir à dilatação do calor e
às chuvas repentinas. Plásticos internos e externos, couros e
tecidos devem receber produto apropriado para evitar ressecamento e
desbotamento -- evite o silicone, muito gorduroso. Na parte mecânica,
especial atenção aos sistemas de lubrificação
e arrefecimento, mais exigidos nesta época.
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