

Parece um brinquedo, mas é o
primeiro modelo da Crosley; "o carro de amanhã" usava motor de dois
cilindros com 13,5 cv e pesava 450 kg


Cupê, sedã e perua (embaixo) já
estavam na linha em 1940; utilitários como o Covered Wagon e o Parkway
Delivery vinham no ano seguinte


Mostrado nos modelos 1948, o
Crosley CC lançado em 1946 tinha mais 70 cm e motor revestido com cobre,
que não resistia bem à corrosão |
Seja pela prosperidade econômica, pelo espaço de sobra nas vias, pelo
baixo preço da gasolina ou por todos esses fatores somados, carros
pequenos nunca tiveram grande aceitação nos Estados Unidos, um país que
simplesmente não precisava de veículos baratos, econômicos e fáceis de
estacionar. Por muito tempo, o que os norte-americanos chamaram de
"compactos" seriam considerados carros médios ou mesmo grandes pelos
padrões de outros mercados.
Precisar de carros pequenos, eles não precisavam — mas houve quem
insistisse em fabricá-los, defendendo a proposta de um modelo mais
acessível. Foi o caso da Crosley Corporation, fundada em Cincinnati,
Ohio, pelo inventor e industrial Powel Crosley, Jr., que havia feito
fortuna com geladeiras e com os primeiros rádios acessíveis dos EUA. Em
um material de 1948, o presidente da empresa definiria como seu objetivo
atender à "maioria dos norte-americanos que precisam procurar carros
usados para encontrar algo pelo que possam pagar. Agora, qualquer um que
possa comprar um carro, novo ou usado, pode comprar um carro novo".
Powel aliou-se a seu irmão mais novo, o engenheiro Lewis Crosley, e
montou unidades fabris em Richmond e Marion, ambas no estado de Indiana.
O primeiro carro concluído por eles era apresentado em maio de 1939 no
circuito de Indianápolis: um pequeno conversível com motor Waukesha 150
Cub Twin com dois cilindros horizontais
opostos e cilindrada de 580 cm³, arrefecido a ar, que fornecia a
módica potência de 13,5 cv para seus 450 kg de peso. Apesar do preço
atraente, US$ 250 na época, não obteve sucesso.
Dois anos mais tarde a Crosley lançava novas opções de carroceria para
buscar diferentes públicos. Agora havia cupê e sedã conversíveis (de
dois e quatro lugares, na ordem), perua de duas portas, picape com
capota de lona sobre a cabine, o furgão Panel Delivery, o chamado
Parkway Delivery (um furgão sem cobertura sobre os bancos dianteiros) e
o Covered Wagon (uma perua com grande capota de lona e banco traseiro
que podia ser retirado). No ano seguinte, 1942, a linha crescia com o
Liberty Sedan, seu primeiro sedã de teto rígido. Todos usavam a mesma
arquitetura básica, com distância entre eixos de 2,03 metros e
suspensões por eixos rígidos, com molas semielípticas na dianteira e de
quarto de elipse na traseira. O motor Waukesha permanecia e o câmbio
manual tinha três marchas com tração traseira.
O criativo Powel lançou ideias ousadas para ganhar mercado, como a que
permitia a qualquer loja de produtos Crosley, como as geladeiras, vender
seus automóveis. Em 1941, uma perua da marca partiu para uma odisseia de
mais de 10.400 quilômetros pelo país e a concluiu com consumo médio de
21,3 km/l, comprovando tanto sua robustez quanto sua economia de
exercício. Apesar das iniciativas, as vendas não decolaram — passaram
pouco de 2.000 unidades em 1941.
Como todas as marcas, a Crosley teve de suspender a fabricação de
automóveis em 1942 para participar da produção bélica para a Segunda
Guerra Mundial, mas foi a última nos EUA a parar, pois o governo levou
algum tempo para definir o que fazer em suas pequenas fábricas. Enquanto
a unidade de Richmond foi vendida durante o período de conflito, a de
Marion voltava à atividade normal em 1945 com uma nova linha, a CC Four,
desenhada pela empresa Sundberg & Ferar em Royal Oak, Michigan.
Cerca de 70 centímetros maiores e com para-lamas integrados à
carroceria, os modelos CC começaram como cupê e sedã, passaram a uma
perua de duas portas em 1947 (a primeira nos EUA com a carroceria toda
de aço, sem o uso de madeira que era padrão até então) e, no ano
seguinte, incluíam um cupê conversível e três utilitários: Pickup, com
caçamba integrada à cabine e capacidade de carga de 250 kg; o furgão
Panel Delivery e o Sports-Utility, com capota e portas de lona, que
podia se tornar um picape conversível e oferecia a opção de banco
traseiro removível. O motor também era novo, o chamado CoBra (Copper
Brazed, revestido com cobre), desenvolvido pela empresa Taylor para uso
militar e usado também em geradores de energia e compressores de
refrigeração.
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