Diversão integral

O Acura Integra, um dos primeiros modelos da divisão de luxo da
Honda, cativou pela identidade de estilo e o desempenho esportivo

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Os faróis escamoteáveis davam aspecto esportivo ao primeiro Integra, oferecido com três e cinco portas, com maiores dimensões no segundo

Amplos faróis na frente sem grade, duas carrocerias, grandes vidros: a fórmula do segundo Integra, aqui mostrado na versão GS de três portas

Da mesma forma que os fabricantes norte-americanos ofereciam, havia décadas, diferentes marcas para vender versões mais ou menos luxuosas do mesmo projeto de automóvel, a indústria japonesa viu nessa diversificação uma boa estratégia para o importante mercado dos Estados Unidos na década de 1980. Foi o que levou a Toyota e a Nissan a lançarem juntas, em 1989, as respectivas divisões de luxo Lexus e Infiniti.

Antes delas, porém, houve a iniciativa da Honda. Após longas pesquisas de mercado, a fábrica fundada em 1948 por Soichiro Honda decidiu introduzir uma marca dedicada a modelos mais refinados. A Acura, que tinha como símbolo um "A" estilizado, era inaugurada em 1986 nos EUA e no Canadá com sede em Torrance, na Califórnia, para vender dois modelos: o compacto Integra e o grande e luxuoso Legend. Mais tarde a linha seria ampliada com o superesportivo NSX.

O Integra que os norte-americanos conheceram em 1986 havia sido lançado um ano antes no Japão, sob a marca Honda e com o nome Quint Integra. Estava disponível nos EUA como hatch de três e cinco portas, com diferentes comprimentos (4,28 e 4,35 metros) e distâncias entre eixos (2,45 e 2,52 m, na ordem) conforme a versão. Em ambos, as linhas retas e sóbrias lembravam as do Civic da época, com poucos adornos e ampla área envidraçada, mas havia faróis escamoteáveis para um ar esportivo inesperado — por esse aspecto ele remetia ao cupê esportivo Prelude.

Baseado na plataforma do Civic, com suspensão independente nas quatro rodas por braços sobrepostos, o Integra era oferecido com um só motor, de 1,6 litro, duplo comando e 16 válvulas, configuração rara na época. Leve, com bloco e cabeçote de alumínio, ele desenvolvia a potência de 113 cv a altas 6.250 rpm e podia alcançar 7.000 rpm. Caixas de câmbio manual de cinco marchas e automática de quatro estavam disponíveis. Tanto a calibração da suspensão quanto os freios a disco nas quatro rodas apontavam para uma direção mais esportiva que a do Civic.

A revista Popular Mechanics aprovou o modelo: "Carrega a promessa de alto desempenho em um carro com estilo familiar. O Integra tem um agradável jeito firme de rodar e faz curvas como um carro de autorama, com um mínimo de inclinação da carroceria. Não isola o motorista da pista. Como em todo produto Honda, traz bom espaço para bagagem e grande atenção ao acabamento, com um mínimo de ruídos e vibrações na cabine".

Pequenas alterações de estilo e no interior vinham no modelo 1988, que também recebia motor 5 cv mais potente por conta de taxa de compressão mais elevada e reduções internas de peso. Mudanças mais abrangentes estavam em preparo e chegaram em março de 1989 com a segunda geração do Integra. Agora havia o hatch de três portas, com quatro lugares, e um sedã de quatro portas para cinco pessoas, ambos com maiores dimensões — 4,39 e 4,48 m de comprimento, 2,55 e 2,60 m de entre-eixos, na ordem. Os pesos respectivos eram de 1.160 e 1.185 kg.

Os faróis escamoteáveis eram passado: agora a Acura usava grandes unidades retangulares fixas em uma frente sem grade — a admissão de ar era feita apenas na parte inferior do para-choque, como seria no Civic 1992. Com formas suaves e amplos vidros, estava um pouco mais arredondado. O espaço interno crescia nos bancos dianteiros e diminuía um pouco para quem viajava atrás. Os acabamentos eram o mais simples RS, o intermediário LS e o esportivo GS. Continua

 

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Data de publicação: 15/3/11

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