Em fase de renovação
Passada a guerra, a
Chevrolet atualizou-se com o Fleetline |
|
|
Mais
conhecida divisão da General Motors e sua líder de vendas, a Chevrolet
Motor Company foi fundada em Michigan em novembro de 1911 por William C.
Durant — fundador da própria GM, mas fora da empresa desde o ano
anterior — e Elizabeth Kilgore. Durant tomou emprestado para sua nova
marca o sobrenome do piloto Louis Chevrolet, que havia dirigido Buicks
para o empresário em provas promocionais. Só sete anos mais tarde ela se
tornaria parte da GM. |
|
![]() |
|
"A mais bela compra entre
todas", destacava o anúncio do modelo 1949; pára-lamas dianteiros integrados à carroceria e vidros maiores estavam entre as novidades |
As
formas estavam mais leves e atraentes com a integração visual dos
pára-lamas dianteiros à carroceria (os traseiros continuavam
salientes), grade mais longa e baixa, capô também mais baixo,
pára-brisa mais amplo e envolvente, ainda bipartido — chamado de
Full Vista, algo como visão completa —, e vidros laterais e traseiro
maiores. Desapareciam as séries de frisos laterais, que desde 1947
ornavam as seções atrás das rodas dianteiras e traseiras, e a
carroceria como um todo estava mais larga e baixa para um aspecto
imponente. O interior contava com conveniências como quebra-ventos
nas janelas traseiras, no acabamento DeLuxe, e volante colocado mais
à esquerda do que antes. |
![]() |
O câmbio automático Powerglide estreava na linha 1950, cuja série Styleline incluía este sedã DeLuxe e o Special Business Coupe (no alto da página) |
O
mesmo motor servia a todas as variações: o "Stovebolt" de seis
cilindros em linha e 216 pol³ (3,55 litros) de cilindrada, com
comando no bloco, válvulas no cabeçote e lubrificação por pescador.
A bomba de óleo de baixa pressão lubrificava os mancais do
virabrequim, enquanto em maiores rotações jatos de óleo por salpico
atendiam os mancais de biela. O
apelido Stovebolt foi dado pelos parafusos que prendiam o cabeçote,
com aparência que lembrava a dos parafusos de velhos fogões a lenha. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 29/4/08 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |