Ovos de alumínio
De
aspecto curioso, os minicarros Fulda atenderam |
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Nos
anos que se seguiram ao fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa
devastada pelo conflito buscava uma forma de motorizar sua população e
reaquecer a economia. Foi nesse período, sobretudo na primeira metade da
década de 1950, que surgiram propostas curiosas de minicarros com três
ou quatro rodas, muitas vezes usando motor de motocicleta. Baratos e
econômicos, foram uma solução para muita gente que não podia comprar um
automóvel. |
O N-2, um dos primeiros modelos da empresa: carroceria de alumínio, duas portas abrindo-se para trás, motor de um cilindro e 360 cm3 |
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O
projeto inicial, do estudante de Engenharia Mecânica Norbert
Stevenson, previa três rodas (sendo duas dianteiras) e espaço para
duas pessoas com o motor na traseira. Veículos de três rodas
contavam com benefício tributário pelo governo. Depois de algumas
tentativas fracassadas de obter investidores, ele encontrou apoio em
1949 com o engenheiro e empresário Karl Schmitt, revendedor Bosch e
proprietário da Fulda, empresa de manutenção de geradores de
energia. Já no ano seguinte estava nas ruas o primeiro modelo da
marca. |
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A estrutura de madeira serviu à linha Fulda até 1953, quando o alumínio permitiu abandoná-la |
A estrutura de madeira agora estava encoberta por uma carroceria de alumínio com superfície corrugada, de aspecto ainda inusitado. As linhas retas de teto, portas (duas, abrindo-se para trás) e janelas (de vidro e corrediças) combinavam-se às silhuetas curvas da frente e da traseira. O interior espartano lembrava o de um carro comum, com banco inteiriço para duas pessoas, volante à esquerda, painel de madeira e alavanca no assoalho para o câmbio de três marchas mais ré. A velocidade máxima de 80 km/h atendia bem às necessidades da época. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 22/4/08 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |