Em vez de aviões, triciclos
Os pequenos
Messerschmitts salvaram o ex-fabricante de |
Fritz Fend era engenheiro aeronáutico e fabricante de máquinas na Alemanha, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Produzia em pequena escala motos, motonetas e veículos para portadores de deficiência física -- como pilotos da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã, aposentados por invalidez --, de início movidos pelo movimento de puxar e empurrar o guidão, depois por um pequeno motor. A partir deles
desenvolveria os triciclos Fend Flitzer, de um só lugar, nos modelos Type 1, Type 2 e FK 150 Kabinenroller (patinete com cabine em alemão). |
O avião de caça Me-109, o mais famoso da empresa, e um modelo KR 200
(ao lado) com sua curiosa capota, quase toda de material plástico,
que se erguia para o acesso dos dois ocupantes. Na foto superior, um
raro Messerschmitt em encontro de antigos em Araxá, MG |
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Em 1952 Fend propunha uma parceria à empresa de Willy Messerschmitt, conhecida por seus aviões utilizados no
conflito -- dos quais o mais famoso fora o caça Me-109 -- e na qual trabalhara àquele tempo: produzir os veículos de três rodas na fábrica de Regensburg, que fora impedida pelas Forças Aliadas de produzir aeronaves e estava inativa. |
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O curioso
Fend Flitzer, à direita, de um único lugar, serviu de inspiração
para o Era um veículo dos mais curiosos: parecia uma motoneta com carroceria de aço, três rodas (duas à frente), dois pequenos assentos um atrás do outro (posição
tandem, até hoje usada em aviões militares, que favorece em muito a aerodinâmica devido à pequena área frontal) e uma cobertura quase toda de plástico transparente, similar ao
policarbonato, que se erguia para o lado para o acesso dos usuários. A cobertura era própria do triciclo e não uma sobra da produção de aviões, como alguns acreditam. |
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A bem-feita
miniatura da Revell permite observar detalhes interessantes O volante (ou guidão?), que parecia um manche de avião, tinha ligação direta com as rodas e bastava 3/4 de volta para girá-lo de batente a batente. A não ser pela pouca largura, que gerava receio em alguns motoristas, era um veículo fácil e seguro de dirigir, graças à boa distribuição de peso entre os eixos. Os pneus eram 4,40 em rodas de 8 pol de aro. Continua |
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