Toda a linha usava motores Mitsubishi de quatro cilindros com comando de válvulas no cabeçote e alimentação com carburador. As versões de 1.206, 1.436 e 1.597 cm³ obtinham potências de 56, 68 e 74 cv, na ordem. O câmbio manual tinha quatro ou cinco marchas, conforme a versão, e havia em alguns países opção de caixa automática de três. A tração era traseira. Uma reestilização foi apresentada em 1982, o chamado Pony II. Faróis retangulares e pára-choques envolventes em plástico tentavam atualizar o desenho já antigo.

O Excel, que no mercado europeu manteve o nome Pony, adotava tração dianteira e chegava aos EUA com preço muito atraente

Baseada em confiabilidade e preço baixo, a empresa conquistava novos mercados e surpreendia com sua aceitação. No Canadá, por exemplo, as vendas superaram em 10 vezes a intenção de colocar 5.000 unidades nas ruas em 1984, tornando-o o carro mais vendido no país naquele ano. Para atender a um público mais exigente foi adotado ar-condicionado e surgiu uma versão GT, de acabamento esportivo, com volante Momo revestido em couro, conta-giros e faróis de neblina. No entanto, as normas de emissões poluentes mais rigorosas impediram sua almejada exportação aos Estados Unidos.

A Hyundai já estava em condições de apresentar novos modelos. Enquanto o sedã médio Stellar chegava em 1983 com estilo de Giugiaro e motores de 1,4 e 1,6 litro, para substituir os modelos de origem Ford, o Pony começava a dar lugar em 1985 ao Excel, primeiro carro da marca com motor transversal e tração dianteira. O antigo Pony, porém, foi vendido até 1988 em alguns mercados. Para aumentar a confusão, o Excel recebeu esse nome em países europeus para aproveitar a boa imagem obtida pelo antecessor.

O sedã de quatro portas e o hatch de três foram os primeiros no mercado americano; em 1989 recebiam esta frente de aspecto mais moderno

Sem abandonar as linhas retas, Giugiaro atualizava o menor modelo da Hyundai com um desenho agradável e ampla área de vidros. E a empresa conseguia introduzi-lo no tão sonhado mercado americano, nas versões hatch três-portas de acabamento básico e sedã quatro-portas, mais luxuoso (mais tarde apareceu o cinco-portas). A publicidade chamava atenção para o preço atraente, a partir de 4.995 dólares. "Pelo valor médio de um carro novo, você pode ter um Excel... e outro de reserva", destacava um anúncio, enquanto outro falava em "fim das dívidas" para quem escolhesse o carrinho, dotado de garantia de três anos ou 36 mil milhas.

Elaborado sobre a plataforma do Mitsubishi Colt/Mirage, suas dimensões estavam pouco maiores: 4,08 metros de comprimento (4,26 m no caso do sedã), 1,60 m de largura, 2,38 m entre eixos, peso de 975 kg. O motor de 1,5 litro, 81 cv e 12,6 m.kgf era padrão nos EUA, mas os europeus tiveram também a versão 1,3 de 68 cv e 9,8 m.kgf. Interessante era a suspensão traseira independente por braço arrastado, sofisticada para um carro desse segmento. A Mitsubishi também vendeu o modelo hatch aos americanos com o nome Precis.

Outra reforma da dianteira vinha em 1992, ano em que o Excel chegou ao Brasil; o motor Mitsubishi só deixaria de ser usado quando a Hyundai substituiu o modelo pelo Accent

Em 1989 a frente do Excel ficava mais arredondada, com novos faróis e grade de perfil baixo, e os pára-choques vinham na cor da carroceria também no três-portas. O câmbio automático passava a ter quatro marchas e o motor ganhava injeção eletrônica multiponto. Outra mudança estética limitada à parte dianteira estreava em 1992, com faróis longos e inclinados e aspecto mais imponente. O motor, ainda Mitsubishi, vinha em cilindradas de 1,3, 1,4 e 1,5 litro.

As três versões foram vendidas também no Brasil, desse ano em diante, mas aqui não tinham preço muito competitivo por causa do Imposto de Importação. Os motores Alpha em versões 1,3 e 1,5, desenvolvidos pela própria Hyundai, apareciam em 1989 no cupê esportivo Scoupe, mas só chegariam à linha de entrada da marca em 1995 com o Accent, que pôs fim à carreira do Excel. Os coreanos estavam consagrados em vários mercados e prontos para vôos mais altos.

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