O mais avançado dos alemães

Sempre ousada em recursos técnicos, a Adler produziu
nos anos 30 um símbolo de modernidade: o 2.5 Liter

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

A empresa alemã Adlerwerke vorm. H. Kleyer AG, ou simplesmente Adler (que significa águia no idioma do país), foi fundada por Heinrich Kleyer em 1880 para produzir bicicletas. No início do século passado começava a fazer máquinas de escrever, motocicletas e também automóveis na cidade de Frankfurt. De início os carros usavam motores De Dion de dois e quatro cilindros, mas já em 1902 ela passava a fabricar seus próprios propulsores. Cinco anos mais tarde a linha de motos era encerrada.

Havia enorme variedade de cilindradas para os Adlers, desde os 1.032 cm³ do modelo 4/8 HP, com dois cilindros em "V", potência de 8 cv e velocidade máxima de 55 km/h, até os soberbos 9.081 cm³ do 35/80 HP lançado em 1911, com quatro cilindros e 85 cv, capaz de superar 120 km/h. Na década de 1910 a empresa conquistou participação expressiva, ao redor de 20%, no mercado alemão de automóveis.

O Standard 8, lançado em 1927, introduziu o motor de oito cilindros à linha Adler, que começou com motores comprados da De Dion

No decênio seguinte, seus modelos de 1,5 a 4,7 litros tiveram sucesso nas ruas e venceram corridas. O 10/50 HP e o 18/80 HP introduzidos em 1925 foram os primeiros da marca com seis cilindros, no primeiro caso com 2,6 litros e no outro com 4,7. O maior motor produzia 80 cv e levava-o a 100 km/h, velocidade respeitável para a época. A série Standard, lançada dois anos mais tarde, mantinha a ênfase no desempenho: oferecia versões de seis cilindros, 2,5 litros e 45 cv e de oito cilindros (sempre em linha), 3,9 litros e 80 cv. Foi produzida até 1934.

Em 1926 o construtor de carrocerias Wilhelm Karmann (que mais tarde faria o Volkswagen conversível e o Karmann Ghia) apresentava, no concurso de elegância Bad Neuenahr, um Adler 6/25 conversível de dois lugares. Não só ganhou o primeiro prêmio, como chamou a atenção da empresa e obteve um contrato de fornecimento de carrocerias para a Adler, que seria seu principal cliente até a Segunda Guerra Mundial.

O Trumpf de 1932 já adotava tração dianteira e tinha opções fechada e conversível de duas e quatro portas, com motor de 1,5 ou 1,7 litro  

Nos anos 30, as linhas Trumpf e Trumpf Junior estiveram entre os primeiros carros de produção em série com tração dianteira, seguindo o caminho do DKW Front de 1931, o pioneiro entre os que deram certo. Ambas compreendiam versões de duas ou quatro portas (a primeira versão era a mais comum) com teto fechado ou conversível. Maior com seus 4,45 metros de comprimento, o Trumpf foi lançado em 1932, pesava de 950 a 1.050 kg e usava motores de 1,5 litro (33 cv) ou 1,7 litro (38 cv ou, na versão Sport, 47). Continua

Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 20/11/07

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade