Um patrimônio da Mazda
O motor
rotativo, que ganhou fama com o RX-7, equipou |
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A história do motor rotativo de Felix Wankel não pode se dissociar da trajetória da Mazda. A empresa japonesa foi a primeira a lançar essa tecnologia em um carro de produção, foi a que ofereceu mais modelos assim motorizados e é a única a manter o rotativo até hoje, no carro esporte RX-8. O mais famoso Mazda com motor Wankel foi sem dúvida o cupê RX-7, feito em três gerações entre 1978 e 2002. Outro bastante lembrado é o pioneiro Cosmo Sport, um dois-lugares lançado em 1967 que durou apenas cinco anos. |
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O começo da linhagem: o Familia Rotary Coupe ou R100, lançado em 1968 com uma versão menos potente do motor do Cosmo Sport |
Além
deles, porém, a empresa produziu modelos familiares de diferentes
tamanhos e até um picape com o peculiar motor sem pistões, dentro do que
se pode chamar de série R. O primeiro desses carros foi o Familia Rotary
Coupe (seu nome no mercado japonês) ou R100 (para exportação), cupê de
2+2 lugares e linhas simples,
baseado na série Familia de segunda geração. Produzido de 1968 a 1973,
media 3,82 metros de comprimento, 2,26 m de distância entre eixos e
pesava 805 kg. O motor da série 10A, com dois rotores de 491 cm³, somava
cilindrada de 982 cm³, que para efeito de comparação com propulsores
comuns equivale a 2,0 litros. |
Com o R130, derivado do cupê Luce, o rotativo chegava a um segmento superior: a versão de 1.308 cm3 fornecia 126 cv |
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Em
1969 aparecia o terceiro Mazda com motor rotativo: o Luce Rotary
Coupe ou R130, derivado do sedã médio Luce, lançado três anos antes.
O desenho da série, elaborado por Giorgetto Giugiaro enquanto
trabalhava na Bertone, mostrava inspiração nos BMWs da época. O
motor 13A, único da série projetado para uso com tração dianteira,
tinha dois rotores de 654 cm³ (total de 1.308 cm³) e entregava 126
cv e 17,5 m.kgf. |
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Na linha Capella os motores rotativo (no RX-2, ao lado) e a pistão foram lançados no mesmo ano; com 1.146 cm3 e 130 cv, seu desempenho agradou muito |
Potência (130 cv) e torque (15,9 m.kgf) eram bastante bons para o porte do carro, que fez sucesso pelo desempenho atraente — acelerava de 0 a 100 km/h em 10 segundos. Em versões posteriores, uma delas com turbocompressor e injeção eletrônica, o 12A equiparia sedãs maiores e o primeiro RX-7. O próprio RX-2, nos Estados Unidos, foi preparado para correr na International Motor Sports Association (IMSA), chegou a quase 200 cv e venceu provas. Em 1971 a Mazda oferecia câmbio automático, pela primeira vez em um rotativo, e em 1974 adotava o motor 12B, com um só distribuidor em vez de dois. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 9/10/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |