O Renault para despachar
A marca
francesa competiu entre os furgões com o |
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Para
uma indústria automobilística há dois caminhos: ter uma gama variada de
veículos, para atender a muitos segmentos e ganhar em volume, ou ser
especialista e poder aumentar a margem sobre cada carro vendido.
Ferrari, Maserati e Porsche são exemplos de marcas especialistas em
modelos esportivos — apesar do utilitário esporte Cayenne. Já as grandes
marcas, para participar de um mercado competitivo, têm de atender a
todas as faixas de públicos. Sempre foi assim desde o princípio do
automóvel, no século 19. |
Além do furgão de carga com opção entre teto normal e alto (acima), a Renault ofereceu o Microcar (ao lado), modelo de passageiros para até nove pessoas |
A
Renault queria participar de uma categoria um pouco mais leve, um
nicho de mercado ainda pouco explorado. Os estudos do novo furgão
começaram em 1952 sob o código R213x. O coordenador do projeto do
pequeno utilitário era Guy Grosset-Grange. Como seu compatriota da
Citroën, o veículo teria tração dianteira para deixar muito espaço
para carga, assoalho plano, teto alto e a maneabilidade de um
automóvel de passeio. Em setembro de 1959, após sete anos de
preparação, era lançado o Renault Estafette. |
A porta lateral corrediça somava-se a três na traseira, sendo uma aberta para cima e as demais para os lados: soluções eficientes de acesso sem ocupar muito espaço |
Media 4,1 metros de comprimento e 1,78 m de largura. Com teto normal sua altura era de 1,91 m, e com teto alto, 2,21 m. A distância entre eixos era de 2,27 m. Tinha capacidade de carga útil de 500 kg, autorizados em zona urbana, e 600 kg fora dela. Oferecido com diversos tipos de carroceria, usava um monobloco em aço estampado apoiado em um falso chassi. O assoalho plano era nervurado. O furgão fechado, com teto alto ou baixo, tinha duas portas dianteiras, uma lateral de correr no lado direito e três na traseira. Destas, uma se abria para o alto e as outras para os lados. O acesso de carga era muito facilitado por este recurso, que permitia a abertura das portas mesmo em locais estreitos. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 8/5/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |