O aristocrata dos automóveis
A Grande Depressão dos anos
30 levou embora o |
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No
que tange a automóveis, os italianos são reconhecidos mundialmente por
superesportivos como Ferrari, Lamborghini e Maserati e automóveis
pequenos e carismáticos, como em especial os da Fiat. Sedãs
ultraluxuosos desapareceram dos catálogos da indústria local há muito
tempo, o que não quer dizer que um dia não tenham sido comuns. Até os
Fiats já foram grandes e sofisticados no início do século passado. No
entanto, nesse aspecto nada alcançou a estirpe da Isotta Fraschini, que
sempre terá no Tipo 8 sua melhor representação. |
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Acima e ao lado, um Tipo 8A de 1929 com carroceria Castagna Transformable, com uma seção central fechada, a parte traseira rebatível e a dianteira aberta |
Com o fim da guerra, a Isotta Fraschini seria reconhecida e aclamada
em âmbito internacional. Surgia o luxuoso Tipo 8, com motor de
funcionamento suave e silencioso, pronto para se vestir com algumas
das mais belas criações dos encarroçadores da época. Lançado em
1919, ele entraria para a história como o primeiro automóvel de
série a
adotar um motor com oito cilindros em linha, configuração que logo
ganharia popularidade ao ser empregada também por outros
fabricantes. A apresentação do oito-em-linha já havia ocorrido em
1912, mas a guerra tratou de adiar sua produção em série — que, para
sorte e a boa reputação da Isotta Fraschini, continuou sendo uma
primazia da marca. |
Além do interior luxuoso, o mesmo 8A oferecia um notável motor de oito cilindros em linha e 7,4 litros, evolução sobre o 5,9 do primeiro Tipo 8 |
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No aspecto de marketing da época, o que valia eram as hipérboles. Se o Rolls-Royce era anunciado como "o melhor carro do mundo", o Isotta Fraschini era "o aristocrata dos automóveis", uma obra-prima em escala mundial. Se hoje facilita entender a importância desse fabricante italiano por meio de comparações à lendária marca britânica, o alvo mais exato da fábrica milanesa era a espanhola Hispano-Suiza, que se celebrizou no início do século 20 com o modelo H6 e era colocada em nível de igualdade com a Rolls-Royce. Essa primeira leva do Tipo 8 teve 1.380 exemplares produzidos. Continua |
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