O Chevy do pentacampeão
Muito antes de chegar à
Fórmula 1, Fangio venceu sua |
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Em todas as épocas da história do automóvel ocorreram transformações significativas, seja em estilos de carroceria, seja em avanços tecnológicos na parte mecânica. Na década de 1920, salvo exceções, os carros eram muito parecidos. As chapas de carroceria eram quase todas muito planas, os pára-lamas curvos e soldados ao corpo principal em partes destacáveis. Os faróis, todos circulares, vinham pendurados nos pára-lamas dianteiros por hastes, assim como as lanternas nos traseiros. O estepe era fixado sobre um dos pára-lamas ou na parte de trás. Não havia porta-malas, apenas suportes para apoiar baús. Vários ainda usavam capota de lona. Poucos tinham capota de chapa de aço estampada junto com o restante da carroceria. E eram sempre muito altos. |
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O Master De Luxe Sedan, acima, e o Business Coupe, no alto: duas versões da ampla linha |
Na
década de 1930 as mudanças começaram a acontecer. A carroceria
monobloco, iniciada na Itália já em
1922 pelo Lancia Lambda, era adotada na
França pelo Citroën Traction
Avant, de 1934. Nascia ali uma nova tendência de estilo,
possível pela menor altura das carrocerias. Do outro lado do
Atlântico, nos Estados Unidos, começavam mudanças estéticas notáveis
na Ford, na General Motors, na Chrysler e em fabricantes menores. |
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O sedã De Luxe Coach também tinha duas portas, mas com um perfil tradicional que não conseguia o charme do Business Coupe |
A versão mais atraente para aqueles que gostavam de um aspecto esportivo e elegante, porém, era a Business Coupe. Com vidro traseiro pequeno, o destaque ficava por conta de seu enorme porta-malas. A traseira caída já mostrava uma nova tendência. O banco dianteiro era também inteiriço e os de trás — muito pequenos, apenas para emergências — eram chamados de ópera. Como opção podia ter um banco para dois passageiros no porta-malas, o famoso "banco da sogra". O Business Coupe era o mais leve da linha, pesando cerca de 1.200 kg, e media 4,69 metros de comprimento, 1,70 m de altura e 2,84 m na distância entre eixos. Havia também o furgão quatro-portas, com chassis de diversos comprimentos, e um belo conversível. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 21/2/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |