Esportividade no Oriente Médio
Um
projeto da inglesa Reliant resultou no Sabra, |
|
|
Quando falamos do universo do automóvel, sempre nos vêm à mente países
de grande produção da Europa, os Estados Unidos, o Japão. Mas também em
países pequenos e sem muita tradição se produziram automóveis
interessantes. Em Israel, por exemplo, a Sabra Autocars Company tinha
sua sede na cidade de Haifa, ao norte do país, banhada pelo Mar
Mediterrâneo. Fundada em 1950, foi a primeira fábrica israelense de
carros, sendo que o próprio estado de Israel havia surgido em 14 de maio
de 1948. |
Os pára-choques verticais, que pareciam dentes, davam um aspecto estranho ao esportivo israelense, cujo nome vinha do cacto presente em seu logotipo |
![]() |
Um
ano depois, em 1961, era apresentado no Salão de Nova York o
esportivo Sabra Four. Com o nome de um cacto da região mediterrânea,
o carro tinha a incumbência de impulsionar as vendas da marca nos
Estados Unidos. Os 100 primeiros exemplares foram produzidos pela
Reliant e vinham com a marca Autocars Company Limited, Haifa,
Israel. O que chamava mais atenção na frente do Sabra eram os
pára-choques em forma de barras verticais, que pareciam dentes
prontos para morder. A justificativa para a aberração seriam as
severas leis americanas de segurança. A grade era oval, os faróis
circulares e havia uma entrada de ar no capô que caracterizava sua
esportividade. |
![]() |
A primeira versão foi o cupê de dois lugares; o conversível seria lançado só em 1963 |
Por dentro via-se um painel de acabamento rudimentar. Feito em uma só peça de fibra-de-vidro, o mais curioso eram duas alças de cada lado, para apoio ao entrar e sair do carro. À frente do volante esportivo de dois raios, que podia ter acabamento de madeira, havia conta-giros, marcador de nível de combustível e velocímetro. Abaixo destes e de difícil leitura, mais quatro mostradores, incluindo manômetro de óleo e amperímetro. Não havia lugar para rádio, que tinha de ser adaptado por baixo do painel. A alavanca de câmbio tinha ótima pega e a acomodação dos dois ocupantes era muito boa. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 30/1/07 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |