Pouco volume, grande versatilidade
Derivado
do Mini britânico, o jipinho Moke surgiu com fins |
|
|
Os
veículos do gênero fora-de-estrada são grande sucesso hoje, sejam
aqueles que realmente podem enfrentar com galhardia a lama e a terra,
sejam aqueles que só têm a decoração. O termo jipe virou padrão em todo
o mundo graças ao famoso, robusto e eficaz
Jeep americano, que fez sucesso na
guerra e também nas fazendas, montanhas e desertos de vários países. |
A proposta de uma versão militar não deu certo: o Exército queria um jipe mais curto, alto e protegido; a Marinha não se interessou |
Na
Inglaterra o grande Alec Issigonis, pai do
Mini, havia adquirido grande
experiência em veículos militares na época da Segunda Guerra Mundial.
Ele chegou a desenvolver um pequeno veículo de nome Salamander, que
usava estrutura monobloco e suspensão
com barras de torção. Foi produzido sob a responsabilidade da Morris
na fábrica de Cowley, no condado de Oxford. No final dos anos 50 o
projeto ADO15, que seria o pequeno-grande Mini, estava sendo
desenvolvido junto com outro automóvel que teria características bem
peculiares. |
As rodas de apenas 10 pol chamam a atenção por destoar do jeito valente do Moke, cujas formas singelas eram bastante simpáticas |
O Exército pediu alterações: quis que fosse mais alto e curto e que tivesse o motor mais protegido na parte inferior. A Marinha não gostou muito, nem a famosa Força Aérea Britânica, a RAF. Depois de muitos investimentos e esforços sem sucesso, a British Motor Company (BMC) decidiu oferecer uma versão civil de seu carrinho a quem não usasse farda. Foi então em 1963 que o Mini Moke começou um carreira de sucesso na Europa, Austrália e Estados Unidos. O pequeno jipe tinha comprimento de 3,05 metros, distância entre eixos de 2,03 m, não mais que 1,36 m de largura e 1,42 m de altura com a capota de lona. Era vendido pelas marcas Morris e Austin, como o próprio automóvel. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 17/10/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |