Tecnicamente, o Suzulight era um típico exemplo da miniaturização desse segmento japonês. Seu motor a dois tempos de motocicleta deslocava 359 cm³ e era refrigerado a ar. A potência de 15 cv a 4.000 rpm e o torque de 3,48 m.kgf a 2.700 rpm eram tão diminutos quanto o próprio propulsor. O carro media dois metros entre os dois eixos, 2,99 m no comprimento, 1,29 m de largura e 1,40 m de altura. Pesava meros 540 kg. |
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O Suzulight Van ou TL chegava em 1959 com maior entreeixos, grade única e teto retilíneo, que o deixava mais parecido com o Mini inglês |
A
tração era dianteira, o que fazia do pequeno Suzuki um dos primeiros
automóveis japoneses nessa configuração. E as novidades mecânicas do
carrinho não paravam por aí. A suspensão era independente nas quatro
rodas e utilizava molas helicoidais, características avançadas na
época, assim como a direção por pinhão e cremalheira. A simplicidade
no estilo escondia a ousadia da proposta do Suzulight, que merece
mérito ainda maior por ele ser o primeiro automóvel de seu fabricante. |
Na radiografia do TL, as soluções técnicas: motor transversal de motocicleta com potência de 21 cv, tração dianteira, feixes de molas transversais |
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O
motor, posicionado transversalmente, já era capaz de produzir 6 cv a
mais. Mas a maior novidade desse novo projeto estava, de fato, no
estilo. Observando-se o capô, pode-se dizer que o Suzulight TL era até
bem semelhante ao modelo que substituía. Atrás, seguia a mesma concepção hatchback. Por outro lado, o teto retilíneo era o que mais destoava do
primeiro Suzulight. Era um aspecto que modernizava a aparência do
carro e o deixava um tanto parecido com o Mini inglês. O Suzulight
Carry, um minipicape de desenho igualmente moderno, se somava à linha
em 1961. Junto do TL, ele seria o primeiro modelo da marca vendido
fora do Japão. |
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O picape Carry era lançado em 1961 e, junto do TL, faria a estréia da Suzuki em mercados estrangeiros; seu nome seria mantido por muito tempo pela marca, assim como o do modelo Fronte |
O
novo carro media o mesmo que o antigo, tanto no comprimento quanto na
largura, mas estava mais baixo, com 1,38 m, e ainda mais leve, pesando
meia tonelada. Isso o ajudava a alcançar até 85 km/h, marca razoável
para um carro urbano da época. O nome Suzulight desapareceu com a
chegada do seu substituto Fronte em 1967, um carro de concepção
similar, mas com linhas mais fluidas. Originado com o Suzulight de
1962, o nome Fronte se tornou um dos mais fortes entre os modelos da
Suzuki. A denominação Carry também teria longa vida. |
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