Os ingleses receberam apenas o modelo 180, mas no Salão de Amsterdã de 1972 era mostrado o Chrysler 2 Litre, com motor de 1.981 cm³, 110 cv e máxima de 170 km/h. O câmbio automático Torque-Flite da marca americana era de série, assim como teto revestido de vinil e faróis de longo alcance. As rodas cresciam de 13 para 14 pol em toda a linha. Apesar do melhor desempenho, o carro teve no Reino Unido o mesmo insucesso registrado na França. Basta dizer que o antigo Simca 1501, que havia sido mantido em linha apenas para exportação, voltava em 1974 ao mercado francês para tentar reconquistar o público insatisfeito com o 160/180. |
A versão 2 Litre, com motor de 110 cv, acrescentava teto revestido de vinil, faróis auxiliares e câmbio automático, mas não conseguiu erguer as vendas do sedã |
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A
linha de produção francesa era transferida em 1975 para Villaverde, na
Espanha, que passava a atender os demais mercados. Naquele país era
oferecido também um motor a diesel de 2,0 litros e 65 cv, com câmbio
de quatro marchas e máxima de modestos 134 km/h. Dois anos depois, por
causa de uma mudança nas categorias de impostos, o modelo espanhol
trocava o motor 2,0 a gasolina pelo 1,8; já o 2,0 a diesel era
reduzido em 90 cm³, o bastante para cair em faixa de menor tributação. |
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Para os australianos a Chrysler fez o Centura, com quatro faróis e a opção de motores de seis cilindros com até 165 cv |
Outros mercados também recebiam os sedãs. Na Austrália era lançado em
1975 como Chrysler Centura, com a diferença de usar quatro faróis
circulares em vez de dois retangulares. Foi um projeto conturbado, já
que pouco antes do lançamento o governo australiano estabelecia um
embargo comercial contra a França, por causa dos testes nucleares
deste país no Oceano Pacífico. Carrocerias importadas ficaram à
espera, sujeitas à maresia, a ponto de muitas apresentarem corrosão
antes mesmo de ser montadas. |
Com a venda da Chrysler européia à Peugeot, a marca americana desaparecia dos carros em 1979: agora traziam o logotipo Talbot-Simca, na França, e apenas o Talbot na Inglaterra |
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A
crise por que passou a Chrysler européia na década de 1970, e para a
qual a série 160/180 só contribuiu, levou-a a negociar sua venda a
outros grupos em condições mais saudáveis. O governo francês queria
mantê-la nas mãos de empresas locais, mas a Renault não se interessou.
Assim, em maio de 1978 a Peugeot assumia — pelo valor simbólico de um
dólar — as operações da Chrysler na Europa, que abrangiam fábricas na
Inglaterra, Escócia, França e Espanha. No ano seguinte o nome
americano era extinto daqueles países, sendo os produtos renomeados
Talbot-Simca, no mercado francês, e apenas Talbot no Reino Unido. |
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