O compatriota sem fama
Enquanto o Trabant virou
celebridade com a unificação das |
|
|
A
queda do Muro de Berlim, em 1989, deu fama no lado ocidental da Alemanha
— e em boa parte do mundo — ao Trabant, o
fumacento carrinho com motor a dois tempos que por décadas motorizou os
alemães-orientais. No entanto, um outro modelo que caiu no esquecimento
teve importância não menos expressiva no cenário da DDR, a Deutsche
Demokratische Republik ou República Democrática Alemã: o Wartburg. |
O 311, primeiro modelo da Wartburg, em versão quatro-portas: linhas arredondadas, boa qualidade de construção, tração dianteira |
Era um sedã de três volumes e quatro portas com linhas contemporâneas,
em que a pintura em dois tons destacava o capô mais elevado e os
pára-lamas traseiros salientes. Media 4,30 metros de comprimento e
2,45 m de distância entre eixos. Logo eram oferecidos também as peruas
de três e cinco portas (esta última, chamada Camping, tinha vidros
laterais curvos na parte superior e porta traseira com abertura para o
lado) e o conversível de 2+2 lugares,
com produção bem reduzida e que tinha certo charme. Um cupê 2+2, o 313
S, viria mais tarde. |
Das duas versões da perua, a Camping de cinco portas tinha interessantes vidros laterais curvos e tampa traseira que se abria para o lado |
O cupê (ao lado) e o conversível, com 2+2 lugares, usavam uma versão de 1,0 litro do mesmo motor de origem DKW |
O
cupê e o conversível tinham 1.000 cm³, 50 cv e caixa de quatro
marchas, conjunto que em 1962 seria adotado nos demais modelos, embora
com 45 cv. Ao mesmo tempo eram melhorados o sistema de arrefecimento e
a transmissão. No ano seguinte a produção da empresa já chegava a 30
mil unidades anuais, mas a demanda do governo comunista era cinco
vezes maior, pois cabia basicamente ao Wartburg e ao Trabant o
transporte pessoal de todo o país. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 6/6/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |