A classe média britânica
Menor que os grandes sedãs
da marca, o Vauxhall Victor |
|
|
A
empresa britânica Vauxhall Iron Works — cujo nome era o mesmo da cidade
onde se instalou — foi fundada em 1857 para fabricar bombas e motores
marítimos. O primeiro automóvel vinha em 1903, um roadster com
motor de 5 cv e câmbio de duas marchas. Em 1907, dois anos após se mudar
para a cidade de Luton, tornava-se a Vauxhall Motors Ltd.; em 1925 era
adquirida pela General Motors americana. |
A primeira geração do Victor, no alto, e seu estilo americano davam lugar em 1961 à série FB, ao lado: carroceria mais baixa, linhas bem européias, motor de 1,5 litro e 48 cv |
![]() |
Um
só motor estava disponível, de quatro cilindros em linha, 1.507 cm³ e
comando de válvulas no bloco. Fornecia potência (líquida)
de 48 cv e torque máximo de 11,2 m.kgf, o bastante para um desempenho
razoável ao sedã de 980 kg, cujo câmbio manual tinha três marchas e a
tração era traseira. Usava freios a tambor nas quatro rodas, pneus
5,90-13 e suspensões tradicionais: a dianteira independente com molas
helicoidais, a traseira com eixo rígido e feixes de molas
semi-elíticas. |
![]() |
O terceiro modelo, o FC, chegava em 1964 com formas mais retilíneas e motor de 1,6 litro, que rendia 85,5 cv na versão VX 4/90, a da foto |
A série FC, de 1964, era o primeiro Vauxhall com vidros laterais curvos. De resto, apesar da carroceria toda nova e mais retilínea, havia semelhança de estilo com o modelo anterior. Sem mudança nas dimensões, ganhava um motor de 1.596 cm³, 59 cv e 11,7 m.kgf. No VX 4/90 o desempenho era maior, pois os dois carburadores resultavam em 85,5 cv e 12,7 m.kgf. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 18/4/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |