O BMW japonês
A Nissan
americana queria um sedã compacto e esportivo — e |
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Datsun foi o nome usado até 1983, nos Estados Unidos e na Austrália,
pela marca que conhecemos hoje por Nissan. A empresa surgiu em 1911,
como Kwaishinsha Motorcar Works, e três anos depois apresentava o
primeiro automóvel DAT, sigla formada pelas iniciais dos sobrenomes dos
sócios — Kenjiro Den, Rokuro Aoyama e Meitaro Takeuchi. Em 1925 era
adotada a designação DAT Motorcar Co. e, seis anos mais tarde,
produzia-se o carro Datson, ou "filho de DAT". A terminação acabou
mudando para sun, pois son também significa perda em
japonês. Depois de mais algumas mudanças de nome, em 1934 a firma
tornava-se a Nissan Motor Co., Ltd. |
A versão de quatro portas foi bem aceita, mas a de duas (acima, junto ao modelo de competição da Trans Am) é que realmente marcou o 510 na história da Nissan |
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Quatro anos depois a série 410 marcava uma bem-vinda evolução: além do
crescimento das dimensões, o desenho era do estúdio italiano
Pininfarina, havia opção entre sedã quatro-portas e perua e o motor
1,2 passava a 60 cv. A versão Super Sport 410 chegava a 77 cv com
dupla carburação e a SSS, em 1965, adotava um motor 1,6 de 96 cv. Em
janeiro de 1966 a Nissan unia-se à Prince, marca com notável
engenharia, mas incompetente em termos de mercado. A esse tempo já
corria o projeto de um sedã com apelo esportivo, com a missão de fazer
sucesso nos Estados Unidos. |
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Com a perua, a família completa: um raro caso de carros pequenos japoneses que conseguiam entusiasmar seu motorista pelo desempenho e o comportamento dinâmico |
Mas o 510 não se destacaria apenas sob o capô. Kazumi Yotsumoto, chefe de projetos da Nissan, pretendia fazê-lo uma extensão do motorista, um carro que respondesse com precisão aos desejos de quem estivesse ao volante. A receita passava por um monobloco leve e resistente, tração traseira e suspensão independente nas quatro rodas (com os conceitos típicos dos BMWs da época: dianteira McPherson e traseira por braços semi-arrastados), a um tempo em que os americanos estavam habituados ao eixo traseiro rígido até em carros esporte de prestígio. E tudo isso sairia a um preço muito convidativo. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 28/3/06 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |