Os grandes australianos
Com várias carrocerias e motores, a linha Kingswood/Premier |
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A
australiana Holden's Motor Body Builders Ltd. iniciou atividades em
1917, construindo carrocerias para "vestir" chassis de diferentes
fabricantes, sobretudo os da americana Chevrolet. O nome vinha do
fundador Henry James Holden, filho de um imigrante britânico. Depois de
alguns anos em parceria com a General Motors, construindo carrocerias
para todos os chassis de automóveis que ela enviava à Austrália, em 1931
ela passava ao controle da corporação. Em 1948 era lançado o primeiro
automóvel com projeto exclusivo para o país, o 48/215, também conhecido
como Holden FX. |
O Kingswood de 1968 lembrava nosso Opala com as linhas arredondadas, mas tinha mais vigor sob o capô: o motor de topo era o V8 307 da Chevrolet, substituído no ano seguinte pelo 308 da própria Holden; no alto, um Premier 1971 |
Abaixo dele ficava o Belmont, que além dessas carrocerias oferecia o
picape e o furgão (Panel Van); acima, o Premier
(nome usado desde 1963 no antecessor), com acabamento superior e teto
revestido em vinil. Os elegantes sedãs
da primeira geração, de código HK, mediam 4,76 metros de comprimento e
2,81 m de distância entre eixos, dimensões que cresciam para 4,82 e
2,89 m no caso das peruas. Suas linhas suavemente arredondadas fazem
lembrar o primeiro Opala brasileiro, já que a alemã Opel (que desenhou
nosso carro em 1965 como Rekord)
também se inspirava na indústria americana naquela década. Entre 1968
e 1971 houve ainda o Brougham, topo de linha, que usava o mesmo
entreeixos mas tinha a traseira estendida para um aspecto mais
luxuoso, além de quatro faróis em vez de dois. |
Com quatro faróis e traseira mais longa (embora com o mesmo entreeixos), o Brougham representava a opção mais luxuosa da família e chegou a oferecer o motor V8 350 americano |
A concepção mecânica era tradicional: câmbio manual de três marchas (exceto Brougham), suspensão dianteira independente com braços sobrepostos e molas helicoidais, traseira (onde estava a tração) por eixo rígido, freios a tambor, pneus 6,95-14 ou 7,35-14 de construção diagonal. Em julho do mesmo ano era inserido o cupê Monaro. Em 1969 a Holden iniciava a produção de seu próprio V8 para a série HT, com cilindrada pouco maior, 308 pol³ (5,05 litros), 240 cv e 43,5 m.kgf. O ganho de potência abria espaço para um V8 menor, de 253 pol³ (4,15 litros), 185 cv e 36,3 m.kgf. A linha HG chegava em agosto do ano seguinte, trazendo três marchas para a caixa automática do Brougham. Continua |
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