Um esportivo para elas e eles
Com estilo agradável e
motor pequeno e econômico, o |
A
empresa francesa Simca, situada em Nanterre, nas cercanias de Paris,
sempre teve atração por carros esportivos. Os primeiros foram produzidos
no final da década de 1940: o Simca 8 Sport, com linhas muito
interessantes e algumas carrocerias fabricadas pela Figoni & Falaschi.
Em meados dos anos 50, a linha de sedãs Aronde dava origem a um atraente
cupê, que também tinha versão conversível. Eram os modelos Océane e
Plein Soleil, muito raros hoje em dia. |
Compacto, com menos de quatro metros de comprimento, o "Simca Bertone" exibia formas suaves e harmoniosas, criadas por Giorgetto Giugiaro em trabalho para o estúdio italiano |
O
Coupé fez sucesso no estande da empresa, mas só chegou às ruas no
primeiro semestre de 1963. Tratava-se de um esportivo
2+2 com 3,92 metros de comprimento,
2,22 m entre eixos e peso de 795 kg. Com linhas curvas, era moderno e
muito simpático. Agradou bastante também ao público feminino. Tinha
dois faróis circulares e um friso que cortava a frente ao meio. Visto
de lado era notável a ampla área de vidros, para uma ótima
visibilidade. A traseira em fastback
dava um charme à parte. A aerodinâmica era bem estudada. |
O motor de menos de 1,0 litro fornecia 52 cv, suficientes para marcas modestas de desempenho, mas que não faziam feio diante da concorrência da época |
O Coupé usava tração traseira e câmbio de quatro marchas, todas sincronizadas. Os pneus na medida 145-350 (em milímetros, ou 13,7 pol) recebiam rodas com calotas cromadas. E o estepe ficava alojado sob o capô dianteiro. Junto com ele, só uma mala de pequenas dimensões. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 22/2/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |