Alterações na carroceria, em 1962, o deixavam mais harmonioso. Continuava com ótima área envidraçada em linhas mais retas. A grade dianteira já estava dividida. O câmbio de quatro marchas vinha com alavanca no assoalho, e o de três, na coluna. Um ano depois ficava menor e com aspecto bem mais esportivo e agradável. Era o menor dos Pontiacs cupês de grande tamanho (full-size) e parecia muito o irmão Grand Prix. |
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Sucessivas remodelações deixavam o Catalina mais ou menos atraente. Este conversível de 1965 era enorme, mas com um estilo esportivo que agradava |
Em
1965 tinha sete opções de motores e quatro de carroceria. O modelo de
quatro portas, sem coluna, media 5,46 metros de comprimento e pesava
1.800 kg. A grade divida ao meio ainda tinha uma divisão interna. Nas
extremidades alojava quatro faróis circulares. Era um sedã elegante e
bonito visto de qualquer ângulo. O cupê
hardtop e o conversível eram
muito atraentes. |
O modelo 1968: linhas imponentes, com os faróis agora em linha horizontal, e opção do motor de 7,0 litros e 376 cv brutos |
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Em
1966 só era produzido na versão 2+2 e
a alteração na carroceria não foi das mais felizes: estava maior e com
estilo bem pesado. Um ano depois, produzido só na versão de duas
portas (fechado e conversível), estava com estilo mais agradável. A
frente, com quatro faróis circulares em linha horizontal, tinha a
metade superior ocupada pelo capô e a inferior pela grade. Visto de
lado, impunha respeito. Parecia um gavião, que também é um símbolo
americano. Na configuração mais potente recebia o novo motor V8 428
(7.013 cm³), que rendia 376 cv. Um verdadeiro muscle car, de
descascar o asfalto nas arrancadas. Fazia de 0 a 100 km/h em 8,5
segundos e superava 200 km/h. |
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O triste fim de mais um grande americano: o Catalina 1976, um sedã sem qualquer esportividade, com linhas desinteressantes e motor de seis cilindros |
Então vinham a crise do petróleo, as normas de emissões poluentes, a
campanha das seguradoras contra os motores potentes. Em 1975 o
Catalina já era um pacato sedã. O motor V8 de 6.547 cm³ variava de 170
a 185 cv (agora líquidos) e havia opção de 7.473 cm³, com 200 cv. Não
fazia milagres num carro de 5,74 metros e 2.350 kg: a velocidade final
era de 185 km/h. Mas a versão conversível era equilibrada e tinha um
certo charme. Misturava linhas curvas e retas; a grade frontal era
dividida em quatro retângulos, ladeados por faróis quadrados. |
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