Carga expressa
Para transportar seus carros de competição nos anos 50, a |
Os
carros de competição da Mercedes-Benz no início da década de 1950 foram
tão marcantes que seria um desperdício conduzi-los, da fábrica aos
circuitos e vice-versa, em caminhões comuns. Pensando nisso, em 1952,
quando decidiu que retornaria dali a dois anos às corridas de Grande
Prêmio, a marca da estrela começou a idealizar um veículo de transporte
muito especial. |
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Muito diferente de qualquer outro utilitário, o Racing Car Transporter usava elementos da cabine do automóvel 180 e componentes mecânicos do sedã "Adenauer" e do cupê 300 SL |
O
chassi do automóvel foi bastante alongado na frente e na traseira,
para dar espaço suficiente a um carro como o W196 de Fórmula 1. A
distância entre eixos era de 3,05 metros. Uma cabine de desenho
curioso, com um diminuto capô, foi instalada toda à frente do eixo
dianteiro, tendo por baixo o motor — na mesma posição que no 300 SL,
aliás —, a transmissão e o tanque de combustível, com capacidade de
150 litros. |
A foto de uma miniatura mostra detalhes curiosos, como a forma da cabine, os estepes nas laterais e a traseira que lembra a do "Gull Wing" |
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O seis-cilindros em linha de 3,0 litros, dotado de injeção mecânica direta de combustível, desenvolvia potência de 192 cv a 5.500 rpm, bem menos que os 215 cv que alcançava no esportivo original, graças à recalibração com vistas ao desempenho em baixas rotações. O torque máximo de 25,8 m.kgf, porém, ainda surgia em alto regime, 4.700 rpm. A velocidade final ficava em torno de 160-170 km/h, mais que expressiva para um utilitário. Continua |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 16/11/04 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade |