O arrojo faz a diferença

O estilo marcante, com personalidade, foi uma marca do
modelo 24 produzido pela tradicional francesa Panhard

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

Uma das mais tradicionais e afamadas fábricas francesas de automóveis nasceu da união dos talentos de René Panhard e Émile Levassor. Panhard começou suas atividades industriais em 1866 e fez sociedade com Levassor em 1890, fundando a Panhard & Levassor. O primeiro automóvel circulou em 1891, com motor Daimler de dois cilindros em "V", mas um especialista em patentes conseguiu registrar o motor na França. Com este modelo, Levassor fez uma viagem de 250 quilômetros. Embora tenha levado três dias, pois o veículo não passava de 10 km/h, foi um feito notável para a época.

Antes da Primeira Guerra Mundial, em 1914, a Panhard era o primeiro construtor francês. Era famosa também por seus veículos militares muito eficientes, destacando-se um automóvel transformado que transportava uma metralhadora pesada, e por soluções mecânicas que foram adotadas em vários carros pelo mundo. Foram os primeiros a montar um motor dianteiro com tração traseira e a usar uma grade para proteger o propulsor de pedras, poeira etc.

Suave e aerodinâmico, o desenho do PL 24 era seu cartão de visitas. A frente elegante, sem grade e com os faróis duplos sob lentes únicas, inspirou a reestilização do Citroën DS em 1967

Em 1934, ousou lançando o modelo "panorâmico" 6CS. Tratava-se de um carro com linhas muito aerodinâmicas e curvas, quatro portas e ótima visibilidade. Fez sucesso como veículo da família. Um ano depois Hippolyte Panhard, filho do fundador, foi um dos pioneiros em se preocupar com os carros antigos e fundou um clube para cadastrá-los e reuni-los. Após a Segunda Guerra, a empresa especializou-se em carros de pequeno porte, como o Dyna, de linhas pouco ortodoxas. Era popular e acessível. Àquele tempo várias marcas francesas famosas deixaram de existir, como Talbot, Hotchkiss, Delahaye, Voisin, Dion-Bouton e Bugatti. Todas fizeram carros de destaque.

Na década de 1950 seus modelos principais eram o Dyna Junior, um tanto feio, e o Dyna Z, que se destacava no trânsito pelas linhas curvas e distintas. Eram carros com carroceria pouco convencional, que se inspiravam bastante na aerodinâmica dos aviões. Alguns causavam estranheza aos olhos, mas tinham personalidade. O modelo Junior, dentro de sua categoria, obteve vitórias na 24 Horas de Le Mans em 1951, 52 e 53. Em 1955 a Panhard era encampada pela Citroën. Já havia planos de lançar um carro de caráter esportivo com a marca. Continua

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Data de publicação: 2/11/04

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