Coração esportivo para a família

Os sedãs 1750 e 2000 Berlina associaram o conforto de
um quatro-portas ao temperamento quente da Alfa Romeo

Texto: Francis Castaings - Fotos: divulgação

A Alfa Romeo sempre foi um orgulho para os italianos. A marca de Milão sempre se destacou, desde 1910, pelos carros de motores dispostos, velozes e "raçudos", pela ótima posição de dirigir, pelo volante de madeira, pela alavanca de câmbio no alto do console, em posição inclinada, e pelo belo emblema na grade.

Para a locomoção da família, desde há muito tempo oferece modelos de quatro portas com caráter esportivo. Em 1925, o RL Super Sport vinha com uma carroceria conversível muito imponente e motor de seis cilindros em linha, 3,0 litros e potência de 86 cv. Sua velocidade final era de 130 km/h, ótima para a época. Na década de 1930 outro modelo também fez muito sucesso: o belo 6C 2.300 na versão Gran Turismo.

A combinação de conforto e esportividade não era nova na Alfa: no final dos anos 1950 havia o grande 2600, semelhante a nosso FNM 2000, mas com seis cilindros e 130 cv

Em 1950 lançava um carro para a família, o 1900 Berlina Super. Tinha quatro cilindros em linha, 1,9 litro e 90 cv. Este motor já tinha o famoso duplo comando de válvulas. Com linhas bem arredondadas, sua carroceria era monobloco. No Salão de Genebra de 1962 era apresentado um novo modelo grande da família Alfa, o 2600, muito parecido com nosso FNM 2000. Tinha seis cilindros em linha, 2,6 litros e 130 cv. O modelo, de quatro portas, tinha 4,70 metros de comprimento e pesava 1.380 kg. Em 1965, a famosa OSI (Officina Stampaggi Industriali) apresentava uma versão do 2.600, chamada De Luxe, com uma bela carroceria de linhas mais retas e áreas envidraçadas amplas, que foi fabricado em pequena escala.

Três anos depois, em janeiro, nascia um novo modelo que unia discrição, luxo e esportividade. Era o 1750 Berlina. O novo sedã de quatro portas tinha ótima área envidraçada e linhas retas. Seu desenho fora baseado no irmão menor, o Giulia. Na frente exibia quatro faróis redondos, sendo que os das extremidades tinham diâmetro maior. A grade de fundo preto tinha sete frisos horizontais cromados paralelos que se juntavam com o famoso símbolo da marca, em forma de coração, ao centro. Um autêntico Alfa. Media 4,39 metros de comprimento e pesava 1.110 kg.

O 1750 Berlina trouxe ao segmento dos sedãs médios os elementos típicos da marca, a começar pelos quatro faróis circulares e o escudo na grade com o tradicional emblema

Seu motor de quatro cilindros em linha e 1.779 cm³ desenvolvia potência de 118 cv a 5.500 rpm. Era alimentado por dois carburadores de corpo duplo, que podiam ser da marca Weber ou da não menos famosa Dell'orto; a velocidade máxima era de 180 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h levava 10,5 segundos. A tração era traseira e seu câmbio tinha cinco marchas, o que já era padrão na casa de Milão. Continua

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Data de publicação: 17/8/04

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