No Salão de Genebra de 1962 a Vignale revelava uma versão cupê com carroceria de aço (exceto capô e tampa do porta-malas, ainda de alumínio), 2+2 lugares e o chassi curto do conversível. Surgia ali o mais famoso modelo da série, conhecido como Sebring, embora a designação inicial fosse 3500 GTIS. A versão definitiva era exibida no evento de Turim, no ano seguinte. |
![]() |
No interior do 3500 GT, bancos individuais, volante Nardi de três raios e um painel completo |
Batizado em homenagem à
vitória da marca na 12 Horas de Sebring, na Flórida, Estados Unidos —
uma acertada estratégia de marketing, já que o mercado
americano era um alvo dos mais importantes —, o novo cupê podia vir
fartamente equipado, com ar-condicionado, rádio, câmbio automático,
pintura especial e rodas raiadas Borrani com pneus Pirelli Cinturato.
Media 4,47 metros, pesava 1.200 kg e usava pneus 185-16, trocados
pelos 205-15 em versões posteriores. |
Um cupê de aço com o chassi curto do conversível, o Sebring acabou se tornando famoso. Este modelo de 1966 já trazia faróis duplos |
![]() |
Alguns chassis do 3500
GT (exatos 34) tiveram um destino inusitado. Quatro acidentes no GP da
Venezuela de 1957, com os modelos 450S da equipe de competições da
Maserati, levaram a marca a abandonar o esporte. Vendo-se com motores
V8 de 5,0 litros sem utilidade, a empresa recebeu a sugestão do Xá do
Irã, que seria um de seus compradores, de instalá-los no chassi do
3500 de entreeixos longo, o que resultou no 5000 GT no Salão de Turim
de 1959. |
![]() |
Feitos com motores V8 que serviam aos 450S de competição, os poucos 5000 GT marcaram pelo desempenho e a exclusividade: só 34 produzidos, nenhum igual ao outro. Este tem carroceria Touring |
Como no modelo de que derivava, diversas empresas forneciam carrocerias, como Allemano, Touring, Frua, Bertone e Pinin Farina. A variedade de opções permitiu que nenhum carro fosse concluído exatamente igual a outro. Hoje são atrações garantidas quando aparecem nos eventos de aficionados pela marca do tridente. |
Carros do Passado - Página principal - Escreva-nos © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |