Estranho no ninho
O Nash Metropolitan traduziu a racionalidade dos urbanos |
A década de 1950 é sempre
lembrada como o ápice da extravagância no estilo de vida americano,
talvez a fase áurea dos valores daquela sociedade. As casas de subúrbio
como símbolo da revitalizada vida em família, a jovem rebeldia do
rock'n'roll, a divulgação maciça mundo afora, pelos filmes e pela
recém-chegada televisão, da opulência econômica e cultural do país,
ainda mais forte após a vitória na Segunda Guerra Mundial. |
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Dois protótipos do Metropolitan: um modelo inicial do cupê e uma perua, nunca fabricada Por tudo isso é que o
Metropolitan criado pela Nash chamava tanto a atenção na paisagem dos
EUA durante aqueles anos dourados. Já havia importados europeus pelas
ruas do país, mas eram veículos focados na economia de recursos. O
melhor exemplo era o Volkswagen Beetle, nome do
Fusca nos EUA, que vendeu até
bem nas terras do Tio Sam. E por falar no lado de lá do Atlântico, o
pequeno Nash também era europeu, fabricado na Inglaterra pela Austin. |
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Parecia uma miniatura dos grandes carros americanos da época: pequeno e esperto, segundo a publicidade da versão 1500 cupê |
Lançado em março de
1954, logo passou a ser apelidado de Met, a exemplo do museu
nova-iorquino. O modelo chegava num ano especial: em maio a Nash se
unia à Hudson para formar a American Motors Corporation, que seria o
quarto maior fabricante americano até ser incorporada pela Chrysler
nos anos 80. Em seu primeiro ano 13.905 Metropolitans ganharam as ruas
nos EUA ou Canadá. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 27/5/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |