Atendendo a pedidos
A Dodge lançou o utilitário
Power Wagon para os |
Diz a história que, ao
retornar da Segunda Guerra Mundial, os oficiais americanos escreveram à
Chrysler perguntando como poderiam ter um utilitário como o que haviam
usado no conflito. E que a marca respondera lançando o Power Wagon, um
misto de picape, jipe e caminhão que se tornaria um clássico,
permanecendo em produção com o mesmo desenho básico de 1945 a 1968. |
Inspirado nos utilitários da Segunda Guerra Mundial, o Power Wagon é considerado o primeiro picape 4x4 de uso civil; no alto, a linha de 1964, com a perua à esquerda |
O chassi com distância
entre eixos de 3,20 metros recebeu uma caçamba de oito pés (2,43 m) de
comprimento. A capacidade de carga era de 1.360 kg e, com carga
máxima, o veículo pesava quase quatro toneladas. Seu nome, comenta-se,
teria vindo de uma revista de utilitários homônima. |
Seu estilo era austero, típico de veículo militar; o motor de seis cilindros e 3,8 litros logo dava lugar a um de 4,1 litros, com 115 cv |
A tração era integral, mas a dianteira podia ser desengatada quando não fosse necessária, e havia caixa de transferência para redução das quatro marchas. Interessante era o sistema que permitia, com a remoção das rodas traseiras, usar o picape como motor estacionário. As suspensões de eixo rígido tinham molas semi-elíticas e no interior havia amenidades como aquecimento, pára-sol -- só para o motorista --, limpador de pára-brisa elétrico e luz de cortesia... como opcional. Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 22/4/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |