O Power Wagon com carroceria de madeira, criado pela J.T. Cantrell and Company, pode ser visto como precursor dos utilitários esporte |
Lançado ainda em 1945,
ano do encerramento da guerra, o Power Wagon é considerado o primeiro
veículo do gênero no mundo, tendo chegado ao mercado um ano antes da
perua Willys (equivalente à nossa
Rural) e uma década à frente dos principais concorrentes. Até os
anos 60 o picape manteve as linhas básicas, mas recebeu aprimoramentos
como alternador em vez de dínamo, sistema elétrico de 12 volts, caixa de
câmbio com todas as marchas sincronizadas,
além do motor mais potente. |
Em 1957 era lançada uma linha mais moderna, mas a Dodge só deixaria de vender o modelo original nos EUA em 1968, por força das normas de segurança |
Em 1957 uma nova série
mais leve era lançada, com as designações W100, W200, W300 e W500.
Além do desenho renovado, com os pára-lamas e o capô em mesmo nível,
quatro faróis circulares e pára-brisa inteiriço e envolvente, trazia
novo chassi e a opção de motores V8. Dois anos após chegava a Town
Wagon, uma perua de entreeixos curto com a mesma frente do picape. Uma
remodelação frontal ocorria em 1965, com a adoção de dois grandes
faróis circulares, e no ano seguinte chegava o W200 de cabine dupla. |
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Os últimos modelos, em 1968, tinham dois faróis apenas e opção de cabine dupla Ao ser oficialmente descontinuada, por não atender a novas normas de segurança, a linha Power Wagon acumulava 95.145 unidades produzidas, mas a Dodge continuou fabricando versões para exportação até 1980, incluindo uma de cabine dupla lançada em 1974, de grande sucesso. Em 1999 apareceu, no Salão de Detroit, um picape conceitual que reinterpretava seu estilo, tendo inclusive sido exposto no Salão de São Paulo de 2000, mas ainda não chegou nada similar ao mercado. |
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