Best Cars Web Site Páginas da História

O Power Wagon com carroceria de madeira, criado pela J.T. Cantrell and Company, pode ser visto como precursor dos utilitários esporte

Lançado ainda em 1945, ano do encerramento da guerra, o Power Wagon é considerado o primeiro veículo do gênero no mundo, tendo chegado ao mercado um ano antes da perua Willys (equivalente à nossa Rural) e uma década à frente dos principais concorrentes. Até os anos 60 o picape manteve as linhas básicas, mas recebeu aprimoramentos como alternador em vez de dínamo, sistema elétrico de 12 volts, caixa de câmbio com todas as marchas sincronizadas, além do motor mais potente.

Além da configuração básica de picape, diversas outras foram criadas para atender a necessidades específicas, como bombeiros e ônibus escolar, este apresentado como um veículo "que está igualmente em casa nas auto-estradas, estradas secundárias e onde não há estrada alguma". A empresa J.T. Cantrell and Company criou uma perua de quatro portas, com carroceria de madeira (woodie), que pode ser vista como um precursor dos atuais utilitários esporte.

Em 1957 era lançada uma linha mais moderna, mas a Dodge só deixaria de vender o modelo original nos EUA em 1968, por força das normas de segurança

Em 1957 uma nova série mais leve era lançada, com as designações W100, W200, W300 e W500. Além do desenho renovado, com os pára-lamas e o capô em mesmo nível, quatro faróis circulares e pára-brisa inteiriço e envolvente, trazia novo chassi e a opção de motores V8. Dois anos após chegava a Town Wagon, uma perua de entreeixos curto com a mesma frente do picape. Uma remodelação frontal ocorria em 1965, com a adoção de dois grandes faróis circulares, e no ano seguinte chegava o W200 de cabine dupla.

Ao lado dessas novidades, porém, o modelo original era mantido como opção mais rústica, o WM300, com motor de seis cilindros e 113 cv. Uma opção era o V8 318, de 5,2 litros, bem conhecido aqui pelos automóveis Dodge. No final de sua produção, em 1968, o picape ostentava "requintes" como painel revestido, luzes de ré e dois pára-sóis. As opções incluíam servo-freio a vácuo, amortecedores hidráulicos na traseira, retrovisor interno e o motor V8 383, de poderosos 6,3 litros.

Os últimos modelos, em 1968, tinham dois faróis apenas e opção de cabine dupla

Ao ser oficialmente descontinuada, por não atender a novas normas de segurança, a linha Power Wagon acumulava 95.145 unidades produzidas, mas a Dodge continuou fabricando versões para exportação até 1980, incluindo uma de cabine dupla lançada em 1974, de grande sucesso. Em 1999 apareceu, no Salão de Detroit, um picape conceitual que reinterpretava seu estilo, tendo inclusive sido exposto no Salão de São Paulo de 2000, mas ainda não chegou nada similar ao mercado.

Carros do Passado - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados