Arma italiana, combate na França Os belos
protótipos esporte P3 e P4 deram muitas |
Desde sua estréia no final dos anos 40, a Ferrari sempre se mostrou vitoriosa e combativa. A casa
de Maranello brilhou nas mãos dos melhores pilotos do mundo, como Juan Manuel Fangio, Lorenzo Bandini, Phil Hill e vários outros de quilate equivalente. Tanto os modelos de corrida quanto os de rua mostravam agressividade, potência, distinção, mas também linhas harmoniosas. |
Ao lado e no alto, o modelo
P3: motor V12 central, 400 cv de potência e linhas bem desenhadas,
que conquistavam pela elegância e agressividade |
O novo combatente das pistas seria destinado a equipes privadas: a competente
suíça Scuderia
Filipinetti, a americana NART, North American Racing Team, e a concessionária inglesa de nome Maranello disputaram com ele o concorridíssimo
Campeonato Mundial de Marcas de protótipos esporte. |
Um P3
disputando no circuito alemão de Nürburgring: a Ferrari conquistou o
Mundial de Marcas de 1966 |
Seu motor V12 central desenvolvia 400 cv a 8.000 rpm. O bloco e o cabeçote eram de alumínio e tinha duplo comando de válvulas no cabeçote, tração traseira e caixa de cinco marchas da marca alemã ZF, habituada a freqüentar diversas marcas de renome. Ao abrir-se o capô traseiro, toda a mecânica ficava à vista.
Os freios a disco nas quatro rodas eram da marca Girling, muito renomada à época, e os pneus tinham as medidas 10/15-15 na frente e 12/15-15 atrás. O desenho dos cubos de rodas era também destaque de beleza. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação: 14/1/03 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |