Os primeiros testes foram feitos pelo piloto John Surtees visando a um evento no prestigiado autódromo de Monza, na Itália. Iria
enfrentar verdadeiras feras no asfalto dos circuitos famosos e badalados da década de 60: os americanos Chaparral, Mirage e
Ford GT 40 e o alemão Porsche
906. Uma batalha entre as marcas mais evidentes daquela época. |
Em 1967 surgia a versão
P4, com carburadores Weber em vez de injeção, três válvulas por
cilindro e frente mais longa e aerodinâmica |
![]() |
Sua velocidade final na famosa reta Hunaudiéres, em Le Mans, na França,
foi de 330 km/h. A aceleração muito forte é comparável à de um esportivo de ponta de hoje, algo como 0 a 100 km/h em 4 segundos. O barulho vindo de trás era muito forte e emocionante. Na época a aerodinâmica era trabalhada para que os carros atingissem a maior velocidade possível em retas. Por isso, nas curvas a perícia do piloto era fundamental. |
![]() |
O P4 na 24 Horas de Le Mans
de 1967: a Ferrari ficou com o segundo e o terceiro lugares, mas ainda
levou o campeonato de construtores |
A suspensão, independente, havia sofrido alterações para usar pneus mais largos, visando a melhor estabilidade em curvas. A frente estava um pouco mais longa, o que melhorava a aerodinâmica.
Foram inscritos em Daytona, nos EUA, em Monza, Spa, Le Mans, Targa Florio (modelo Spyder, sem teto, também chamado pelos italianos como Barchetta) e em Brands Hatch, na Inglaterra. |
Em 2000 este P3, vencedor em
Monza e Spa, foi leiloado nos EUA por ocasião do famoso encontro de
Pebble Beach. A empresa Christie's conseguiu a bagatela de 5,6
milhões de dólares! |
![]() |
Em Le Mans a Ford preparou uma verdadeira armada de GTs 40. Nesta prova o P4 conseguiu o segundo lugar, com a dupla Ludovico Scarfiotti e Mike Parkes, e o terceiro com a equipe belga, com Willy Mairesse e Jean Blaton. A Ferrari não ganhou em Le Mans com este carro, mas levou o campeonato de construtores na categoria protótipo em 1967. Este foi o ultimo duelo entre estas marcas no famoso circuito francês. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |