O mais tradicional Conservador,
confortável e robusto, o London Cab |
A mais importante e tradicional ilha da Europa, a Grã-Bretanha, possui símbolos que a tornam única no mundo. A rainha e o Palácio de Buckingham, a torre de Londres, o Big Ben, a troca da guarda, o chá das cinco. O coche e a carruagem de aluguel têm suas origens na Inglaterra no século XVII. Em 1850, os escritórios que controlavam os táxis chamavam-se Public Carriage Office. |
![]() |
O modelo FX4 da Austin: linhas
tradicionais já em 1958, motores diesel pouco potentes mas muito
duráveis, altura de sobra para os passageiros |
Nas ruas e avenidas da capital da Inglaterra, além dos conhecidíssimos ônibus vermelhos de dois andares, outro veiculo se destaca dos demais há muitas décadas: o London Cab, também chamado de Black Cab, fabricado por marcas como Morris, Beardmore, Winchester e Austin.
Este, o de maior longevidade, nasceu em 1958: o Taxicab Hire Car modelo FX4. Era um carro de quatro portas e linhas curvas destinado ao mercado de táxis e veículos de aluguel --
este o significado em inglês da palavra hire. |
As portas
traseiras abriam-se para trás e havia versões de cinco a sete
lugares. Os pára-choques pretos foram uma "inovação"
introduzida em 1986 |
![]() |
O carro também era largo, para acomodar bem
os passageiros numa grande "poltrona" inteiriça. Conforme a configuração podia acomodar cinco, seis ou sete ocupantes, pois possuía também pequenos assentos retráteis. Sua frente, com a grade do radiador vertical imponente, era de desenho semelhante aos Rolls-Royce, Jaguar e Daimler da época. Contava com três vidros laterais de dimensões generosas, que garantiam ótima visibilidade para motorista e passageiros. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 30/7/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |