O esportivo do piloto francês Guy
Ligier colocou nas pistas e nas ruas um |
Guy Ligier marcou história no automobilismo francês. Tudo começou na década de 60, quando foi piloto de motocicletas e depois passou a correr sobre quatro rodas. Em 1966 chegou à Fórmula 1, mas não desenvolveu carreira, pois ficou muito abalado com a morte do grande amigo e também piloto Jo Schlesser aos 40 anos, em 1967. |
Muitos componentes externos e
internos vinham de modelos de série franceses, mas o desenho do
pequeno JS2 tinha personalidade |
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A carroceria era em poliéster; o chassi, em
klégecell. Tratava-se de uma espuma de poliuretano que ficava entre folhas de liga leve. Um sanduíche que se mostrou eficiente. Nesse primeiro ano estreava nas pistas, no Cryterium des Cevennes, mas sem terminar devido a problema mecânico. No ano seguinte, em 22 de março, no circuito de Albi, no país natal, ganhava a primeira prova nas mãos do criador. O motor era um Cosworth FVC-1800. |
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Ampla visibilidade e fácil
acesso o tornavam um esportivo fácil de usar no dia-a-dia. O motor
era central-traseiro |
Em 1971 continuava sua perseguição por glórias nas pistas. Nas corrida de três horas de duração realizada na Ilha de Man, na Inglaterra, tirou a segunda colocação. Em Montlhery, na França, tornou a ganhar. A motorização continuava sendo a Ford DFV. A produção em série era muito pequena e o regulamento da FIA (Federação Internacional do Automóvel) na época exigia a produção mínima de 500 unidades "civis" para homologação na categoria GT. Por isso competia na categoria protótipos, tendo então que enfrentar fabricantes tradicionais com carros muito mais potentes. |
Carros do Passado - Página principal - e-mail Data de publicação deste artigo: 25/6/02 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |