
A
preparadora Abarth e a própria Fiat criaram versões para
competição do X 1/9
A Fiat por sua vez, no mesmo evento, apresentava o modelo Corsa (corrida). O que o diferenciava dos demais eram as rodas em alumínio, capô preto-fosco e um discreto aerofólio traseiro. Em 1976 chegava a Série Speciale para comemorar 50.000 veículos vendidos. Tinha uma faixa lateral com pequenos retângulos verticais, pintura metálica e tecido dos bancos diferente.
Era uma proposta de Bertone.
Dois anos depois vinham maiores mudanças: o modelo denominado Five Speed, em alusão ao novo câmbio de cinco marchas, ganha motor de 1,5 litro e 85 cv. A velocidade final passava a 185 km/h e de 0 a 100 km/h bastavam 11,5 s. Por fora trazia pára-choques maiores e um novo capô. As bonitas rodas de aço estampado eram as mesmas do Fiat 131 Super Mirafiori. Por dentro, novos bancos e painel.
Em 1982 o X 1/9 recebia o nome Bertone. A versão IN, de injeção, era destinada ao mercado dos Estados Unidos (em função das normas de emissões) e na Europa chamava-se IN Fashion e IN Vogue, com acabamentos distintos. Eram oferecidos pintura da carroceria em dois tons, rodas de alumínio, vidros elétricos e bancos de couro. Tornava-se mais refinado. Logicamente, nos EUA ele perdia potência por causa dos equipamentos antipoluentes e ganhava pára-choques grandes e desajeitados.
|