|
O esportivo do gênio
Colin
Chapman reuniu leveza, aerodinâmica e eficiência |
Em 1947, dois jovens engenheiros construíam na Grã-Bretanha um esportivo a partir do Austin
Seven (saiba mais). O carro até hoje é um mito... Eram eles Colin Dare e Anthony Colin Bruce Chapman.
Cinco anos depois, fundaram a Lotus Cars Ltd. e não pararam de se destacar nas pistas da Europa, para ganhar o mundo depois. |
Carroceria aerodinâmica,
chassi rígido, um motor de bom desempenho e baixíssimo peso: a
receita de Colin Chapman para um esportivo simples e eficiente |
![]() |
A especialidade da empresa eram automóveis com motor traseiro ou central, chassi em aço e em forma de
Y, com muita rigidez e eficácia. O genial engenheiro e construtor Chapman queria construir um esportivo barato, pequeno, bonito e rápido -- não queria sofisticação, mas eficiência. Nascia assim, em 1965, o Lotus Europa S1. Para duas pessoas, o pequeno esportivo media quatro metros de comprimento, era extremamente baixo (1,09 m) e aerodinâmico, com um
coeficiente de 0,29, excepcional para a época. |
![]() |
As laterais altas encobriam
o capô traseiro e o vidro posterior era pequeno e vertical. Parecia
até um picape, mas andava como esportivo |
De perfil era mais interessante. Via-se parte do pára-brisa e o vidro da porta, que nas primeiras versões
não se abria. Parecia um pequeno picape esportivo, pelas altas abas que encobriam a tampa traseira quando visto desse ângulo. O pára-brisa era muito inclinado e um só limpador dava conta do recado; a visibilidade para trás era muito restrita. O pequeno vidro logo atrás dos bancos não tinha mais de 15 cm de altura e ficava em posição vertical, como num picape.
Continua |
Carros do Passado - Página principal - e-mail © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |